Troca da corrente da ancora:
Posição: Atracado ao píer da Marina Tainá
Revendo as rotas e ancoragens, notei que muitas das ancoragens à nossa frente tem entre quinze e vinte e cinco metros de profundidade, e isso estava me preocupando, pois só tenho cinquenta metros de corrente de ancora.
Posso sempre amarrar um cabo ao final da corrente para estender a quantidade de corrente/cabo que uso em uma ancoragem, mas isso da um trabalhão quando o cabo não esta já anexado à corrente com um splice (cabo tecido no ultimo elo da corrente), e o meu não esta pois o uso na ancora de reserva.
Outro problema me perturbando é o nível de ferrugem que a corrente original fornecida pelo estaleiro esta criando em toda a proa do barco (vide fotos). Se essa ferrugem jamais sair, vai dar um trabalhão danado para tirar!
Por isso hoje resolvi fazer a troca da corrente da ancora, e aproveitei para fazer algumas outras coisas para melhorar nossas ancoragens:
1. Aumentei o tamanho da corrente de cinquenta metros para setenta metros, o mínimo para um barco de cruzeiro em uma viagem como a nossa.
2. Para facilitar o calculo de quanta corrente pagar em uma ancoragem (mínimo 3x a profundidade), pintei a corrente nova a cada dez metros com tinta vermelha, de fácil visualização, e ainda adicionei tie-ups brancos em cada área pintada de vermelho, com um tie-up na área de dez metros, dois na de vinte e assim por diante até a marca de sessenta metros.
Pusemos a corrente nova no cais do lado do barco, retiramos a ancora juntamente com a corrente antiga e pusemos em cima do cais, fiz a troca das correntes, e recolhi a corrente nova junto com a ancora usando o guincho. Depois, desci a ancora com toda a corrente para dentro d'água e recolhi novamente usando o guincho, mas agora arrumando um pouco os primeiros vinte metros para usar melhor o paiol da corrente da ancora e não deixar a corrente toda acumulada logo abaixo do guincho.
A corrente velha, deixei com o dono da loja que me vendeu a corrente nova, mas antes tirei um metro, como prova da baixa qualidade da corrente fornecida pelo estaleiro.
Um ganho adicional foi ver o guincho recolher sessenta metros de corrente, duas vezes, sem pular nenhum elo! Com a corrente original, ele pulava um elo ou mais a cada metro, o que deu um desgaste muito maior à catraca do guincho. Ou seja, além da corrente original ser de baixa qualidade, ela é de tamanho e espessura irregular e por isso pulava na catraca do guincho a cada metro recolhido.
Paguei cinquenta e hum mil francos polinésios (+-83FP x 1US$) na nova corrente, mas agora fico menos preocupado com ancoragens fundas, além de poder curtir melhor meu barco sem toda a ferrugem causada pela corrente antiga.
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