domingo, novembro 28, 2010

Chegamos na Malasia

Esperamos dois dias pela chegada do QOVOP, mas de alguma forma nos desencontramos. Havíamos combinado de nos encontrarmos em uma de três ancoragens escolhidas, caso nós não estivéssemos na primeira eles iriam para a segunda e depois para a terceira. Como havíamos parado umas duas horas em capa, e depois mais doze horas na deriva, depois de esperar por dois dias sem eles chegarem, pensamos que eles já haviam nos passado, chegaram primeiro na ancoragem, e seguiram em frente achando que nós havíamos escolhido a próxima. Tendo ido até a terceira, eles esperaram dois dias e seguiram para a Malásia. Bom, só vamos saber o que aconteceu depois de chegarmos à marina onde combinamos ficar.
A travessia foi tranqüila, se podemos dizer que andar a seis nós no meio de centenas de navios andando entre onze e vinte nós é ser tranqüilo! O AIS ajuda muito, pois conseguimos saber em quanto tempo vamos nos encontrar com qualquer navio, e a que distancia vamos estar, então toma-se providencias para uma ultrapassagem tranqüila. A parte mais difícil foi atravessar o canal de navegação dos navios, pois para chegar a Singapura tem-se que atravessar o trafego de navios vindo de lá na direção Leste ou Sul. Preferi atravessar a noite, e fiquei de olho no AIS e no visual, esperando em velocidade menor até que vi uma brecha entre os navios vindo de Singapura, aí, acelerei tudo e passei no meio. Cheguei a ficar próximo de alguns navios, e conversei no radio com alguns deles, definindo de que lado iríamos passar. A regra geral é Boreste com Boreste (starbord to starbord), mas se essa regra não puder ser seguida por qualquer razão, negocia-se a forma de passagem ou ultrapassagem.
Nosso único quase acidente foi durante a noite, já na costa da Malásia, navegando entre os navios ancorados e a costa, quando estávamos distraídos com o que parecia ser um navio de dois cascos, tipo um catamaran, e não vimos uma bóia amarela sem iluminação. Quando vi, já estávamos em cima. Pulei para desligar o piloto e minha primeira reação foi virar radical para a esquerda, entre a bóia e o navio, mas ai me ocorreu que a bóia podia ser de uma das muitas ancoras do navio catamaran, então guinei tudo para o direita, e passei por fora, mas muito perto! Ufa! Lembrei-me do incidente da bóia na baia de Santos quando estava fazendo a filmagem para o Shop Tour.
Ancoramos em área de ancoragem sem restrições, do lado que a principio pareciam ser os prédios do centro de Singapura, mas acabaram sendo duas plataformas de perfuração do fundo do mar. O lugar foi ideal, pois entre as duas plataformas e a costa havia uma bóia verde, e sem lugar para outro barco ancorar, então dormimos tranqüilos.
Agora estamos tomando nosso café matinal, e logo sairemos para dar a volta toda em Singapura para chegar em Johor Bahru, onde fica nossa marina, talvez ainda hoje. Se anoitecer, jogo ancora em algum outro lugar.
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At 28/11/2010 09:32 (local) our position was 01°19.90'N 104°07.99'E, our course was 080T and our speed was 0.0.
No dia 28/11/2010 as 09:32 horas (local) nossa posição era 01°19.90'N 104°07.99'E, nosso rumo era 080T e nossa velocidade era 0.0.

Veja nossa posição no Googlemaps
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