quinta-feira, setembro 23, 2010

Cruzamos a grande barreira de coral:

Hoje as 9:52h (local) entramos dentro da grande barreira de coral da costa da Australia, e estamos navegando nela para cruzar o estreito de Torres e entrar no oceano Indico.
Nossa passagem de 4 dias por Port Moresby na Papua New Guine teve altos e baixos. Um dos altos foi conhecer o Brian Hull ( o Jimmy Cornnel já havia me dado ele como referencia em P. Moresby), dono da Century 21 local, que nos ajudou muito com seus conhecimentos da area, inclusive nos disponibilizando um carro com motorista para fazermos provisionamento e encontrar partes para alguns reparos que fizemos no barco. Ele também nos convidou para um almoço em um restaurante asiático em comemoração do meu aniversario no dia vinte e um de Setembro.
Já a parte baixa foi ter que tratar com o pior oficial de Customs que já encontramos pelo caminho. De ao homem inculto uma farda e o transforme em animal! Batemos boca no meio da rua, pois como o Customs não havia ido no Iate Clube para nos registrar, nós fomos ao escritório central do Customs, que nos mandou para uma divisão no porto, onde encontramos esse animal. A proposta dele era que deveríamos ficar dentro do barco por tantos dias quantos ele achasse conveniente, esperando um oficial do Customs ir registrar a nossa entrada no pais... Nossa comida e água estavam acabando e isso não era possível. Bom, para encurtar, entrei em uma reunião com muitos executivos e políticos da PNG e falei abertamente sobre esse mal tratamento sem justificativa, e voltamos ao barco para partir imediatamente, dentro das 72 horas de Force Majeure que temos para abastecer ou reparar o barco. A reclamação funcionou e ao retornarmos ao barco já tinha um agente do Customs esperando pela gente. Fizemos toda a papelada de entrada e saída, e legalizamos nossa situação por lá.
Os reparos consistiram em cortar um pedaço do trilho quebrado do pau de spinaker no mastro e emendar com a peça de baixo, que estava intacta, que deu trabalho mas funcionou. Faço uma ressalva para dizer que os parafusos do trilho haviam sido preparados com sica na colocação no mastro. Depois troco tudo de novo por peças novas. Outro conserto foi a troca da antena de GPS do AIS, pois alem de não estar funcionando, ainda "roubava" o sinal das outras antenas de GPS do barco (deixo para os entendidos discutirem como e porque!). Era só ligar o AIS, e o GPS portátil e o GPS Raymarine do Barco paravam de funcionar! Acabei achando por sorte uma excelente antena da Garmin ( a minha antiga era xingling!), que instalei, testei, deixando tudo em perfeita ordem.
O Royal Yate Clube é um bom lugar, mas meio cheio de frescuras tipo camisa de colarinho, sem chapéu, para entrar na sede, e um sistema antiquado e injusto de se comprar diesel e gasolina, pois eles só vendem um cartão com credito para os litros que você precisar, só que eles só tem números redondos, então, ou você acaba não pondo todo o combustível que caberia nos tanques, ou acaba com um credito no cartão que não consegue utilizar, que foi o meu caso. Eles também cobram dia calendário e não de vinte e quatro horas, ou seja, você chega as onze e meia da noite e paga por aquele dia inteiro...
Bom, não é um, lugar que eu me esforçaria muito em retornar.
Partimos ontem as três da tarde, depois de encher os tanques e lavar todo o barco com água doce, e logo na saída da barreira de coral já começamos a ver o que nos esperava lá fora! O pior mar que já pegamos! Ondas vindas pela popa, altas (algumas, dois metros acima da targa na popa do barco, que está a quatro metros da água), curtas, fortes, com vento de popa entre vinte e quarenta nós. Sai com a mestra no segundo riso e colada na cruzeta, para deixar o vento passar quando o barco rabeava, a genoa inteira, mas bem frouxa, e como sempre, a trinqueta bem caçada entre as outras duas velas, para pegar o vento quando o barco rabeia por conta das ondas ou rajadas mais fortes, trazendo a proa de volta para o vento.
Apanhamos das ondas a noite inteira e temos uma coluna do guarda-mancebo torta para demonstrar a força da água entrando e saindo do cockpit (a que segura a saia de respingos).
Agora estamos chegando à entrada do North Channel, que vamos seguir até o Prince of Walles pass, que vai nos levar para o oceano Indico. Estamos muito cansados, mas confiantes no barco, que demonstrou quanto foi guerreiro essa noite...
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At 23/9/2010 06:32 (local) our position was 09°25.38'S 145°18.39'E, our course was 279T and our speed was 6.9.
No dia 23/9/2010 as 06:32 horas (local) nossa posição era 09°25.38'S 145°18.39'E, nosso curso era 279T e nossa velocidade era 6.9.
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