quarta-feira, junho 16, 2010

Port Denarau Marina, Fiji

Viemos da Vuda Marina para essa marina com o intuito de conhecer, mas
também porque é uma marina muito mais chique e, portanto com mais
recursos do que a de Vuda Point. Aqui temos uma grande variedade de
restaurantes, bancos, ATMs, serviços, lojas, etc.
Temos dois problemas para resolver e estamos de castigo ate
conseguirmos soluções. Estamos completamente sem geladeira, e perdemos
de novo uma boa parte do que já havíamos estocado para a travessia
para Vanuatu. Além disso, estamos sem tração avante no hélice, pois
os cabos da transmissão foram instalados errados pelo estaleiro, com
1,5cm curtos nos dois sentidos (avante e ré), e o problema não foi
identificado pela inspeção de entrega feita pela Yanmar em Joinville,
antes da entrega do barco para mim. Esses dois serviços mal feitos
causaram um gasto maior num componente chamado cone, dentro da rabeta,
que é o engate entre o eixo do motor e a transmissão para o hélice na
rabeta. Esse cone só existe no Japão, então estamos procurando uma
forma de importar o cone do Japão. Contratei o representante Yanmar
local para fazer a troca, e estou usando o representante Yanmar da
Nova Zelândia (Lowes Marine, Opua) para instruções e a importação da
peça do Japão. A Yanmar do Brasil se simpatizou com o nosso problema,
mas se eximiu de qualquer responsabilidade ou auxilio na solução do
problema. Pena, grande motor, mas com problemas sérios que causam
danos e custos altíssimos aos proprietários que não conhecem mecânica
e não conseguem identificar essas falhas de serviço ou de material
antes dos problemas acontecerem. A Yanmar Fiji disse que eu tinha que
comprar outra rabeta! No final, ainda não sei quanto vai me custar o
cone, e concordei com seis a oito horas de trabalho da Yanmar Fiji
(BaoBab) para trocar o cone. Isso não vai ser fácil, pois temos que
desconectar o motor da rabeta, e empurrar o motor para trás uns dez
centímetros ou mais. Para tanto, tenho que mandar fazer um trilho para
instalar por baixo do suporte do motor e empurrar o motor em cima
desse trilho, pois o suporte de fibra onde o coxim do motor é
parafusado não tem espaço suficiente para a distância que precisamos
para desencaixar o eixo do motor de dentro da rabeta. Complicado? Pois
é, ninguém merece! Aos interessados, e preocupados com seus próprios
motores Yanmar, procurem os muitos fóruns sobre o assunto (Yanmar Sail
Drive Slipping). O problema é de grande extensão, e nos EEUU estão
sendo consideradas ações contra a Yanmar por conta desse problema.
Hoje vamos almoçar em um restaurante Fijiano que acabou de abrir, onde
encomendamos um polvo feito conforme o costume de Fiji. Depois comento
como foi...