sexta-feira, junho 26, 2009

Posição 26 de junho


06°20.628S 113°19.518W

Hoje completaremos 1.500 milhas navegadas, ou seja, metade da viagem entre Galapagos e Marquesas e podemos começar a contar os dias ao contrario, um dia a menos todos os dias, até chegar. Bom, algo para se fazer...

E por falar em algo para fazer, divagando no meio desse mar imenso, penso, quais são os positivos e os negativos de estarmos aqui, e noto que são muito mais positivos do que negativos. Os negativos são estar longe dos entes queridos, e num mar agitado sacudindo tanto... Já os positivos, contamos muitos ontem a noite. Aqui não tem pó nem fumaça, sem mosquitos e outros pestes, não tem chato nem urtigão, alias, não tem ninguém! Há nove dias não temos nenhum outro ser humano por perto. Imaginamos os seres que estão por perto, mas só vimos alguns, como pássaros, peixes, lulas e baleias.

Preciso achar mais coisas para fazer, pois sinto que minhas dores estão chegando...

Uma preocupação é com o acesso ao email, pois estamos a mais de 1.900 milhas do servidor Sailmail mais próximo. Hoje mudou do Panamá, para Manili e tive mais dificuldade em acessar. Sem email vai ser punk!

Ontem estourou a tira que prende a mestra à retranca (amura). Na minha vistoria, eu tinha visto em Galapagos que ela estava meio desgastada, então pus um cabo de reserva prendendo a amura na retranca, no caso da tira estourar, e não deu outra. Por aqui, definitivamente, prevenir é melhor do que remediar. Temos ouvido no radio nos contatos por SSB dos problemas que alguns barcos estão tendo, com velas arrebentando, cabos presos no topo do mastro, e afins. Aqui no meio do nada, não é muito fácil subir ao topo do mastro para soltar um cabo!

Tenho conferido sempre a Genoa, pois, com a ajuda por email do Gunther, ajustei o estai de proa, pois a genoa balançava muito e todo o barco balançava junto. Deu algum trabalho, mas consegui tirar 1 ½ cm do estai, ajustando o parafuso embaixo do enrolador que prende o enrolador no deck. Agora é ver se segura, pois fiz uma extensão para levantar o enrolador, onde o Teles teve que cortar um pedaço do estai, e pode ser que o Norseman esteja soltando. Tomara que não, pois nunca mexi com isso. Mas, também nunca tinha mexido com motor a diesel, velas, mastros e estais, guinchos e afins, e não estou me saindo muito mal. O pedaço de cano que pus como rolamento no guincho continua lá e trabalhando bem! Comprei tudo novo no Panamá, mas só vou trocar quando se fizer necessário.

Estamos com um vento esquisito, que varia entre Leste até Sul, e entre 6 nós até 14 nós. Isso quer dizer que temos que estar constantemente ajustando as velas, então inventei um jeito de deixar as velas onde não preciso ficar mudando tanto. A genoa esta montada com o pau de spinacker do mesmo lado que a retranca, só que risada pela metade, e esticada para fora e para frente, então ela capta o pouco vento que escapa da mestra. A mestra esta toda para cima, de cara para o centro do vento, ou seja, ESE.

Para café da manha hoje, torta de banana feita pela Lilian, com queijo americano deslactosado que comprei no Panamá.

A previsão sugere aumento de mar e ventos... vamos ver como ajustamos o barco para isso.

Abração,

Silvio

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com