sexta-feira, agosto 14, 2009

Quarto dia da passagem para Apataki:


Ancorado em Apataki
Posição 15°33' 861S 146°24'212W
Viemos no motor as ultimas 20 horas da passagem, pois, primeiro acabou completamente o vento, e na chegada, entrou vento de cara. Baixei as velas e fomos no motor. Outra noite linda, céu estrelado, mar de almirante, mas não dormi bem na ansiedade da aterragem no meu primeiro atol.

Umas duas horas antes de chegar ao passe, troquei o tanque de combustível que alimenta o motor, exatamente para não ter o problema de parar no meio do passe, com toda aquela corrente, pois pelos meus cálculos o diesel do tanque principal já devia estar baixo. Bem de acordo com a lei de Murphy, o motor parou exatamente quando passávamos na frente de uns cinco navios afundados, a uns trezentos metros de profundidade, e de distancia da costa, e das ondas! Sem vento, sem motor, sem fundo para jogar a ancora e com corrente empurrando para a costa, fica difícil! Corri para dentro, troquei o tanque de volta para o principal, e acionei a bomba manual do filtro, que tira ar da tubulação. Enquanto isso, pedi à Lilian para bombear o ar da bomba de combustível do motor. Quando achei que já devia dar, e depois de notarmos um vazamento na tubulação dos tanques de trás, corri para fora para acionar o motor, e pegou! Acelerei pouco, para não ter o que mais dar de errado e fomos na direção do passe. Adicionei um condicionador de diesel nos dois tanques de trás, pois se precisasse usá-los pelo menos tinha o aditivo, que ajuda a limpar os bicos.

Entramos pelo canal umas 14h. O canal é bem sinalizado, com duas torres que devem ficar alinhadas, e colunas de marcação encarnada e verde. Nas leituras aprendi que o canal tem sempre duas correntes, do lado norte a água sai e do lado sul a água entra, mas não vi isso acontecendo. Entramos contra uma forte corrente que chegou aos quatro nós e meio, criando uma turbulência bem forte por quase todo o passe. O barco é empurrado para um lado e outro pela corrente, e um pouco difícil de manter a proa indo na direção certa. Passamos pela vila e seguimos adiante, onde vimos um catamaran ancorar logo enquanto estávamos entrando, e ancoramos em sete metros de profundidade do lado dele.

Depois de preparar o barco para passar a noite nesse lugar, fui dar uma mergulhada para ver como estava a ancora, e não gostei do que vi! O fundo é cheio de cabeços de coral, e a ancora desceu bem no meio de um. A corrente passou por cima de outro e entrelaçou vários outros. A água não esta clara, o que me surpreendeu bastante. Ouvi dizer que esses atóis tem a água mais clara do mundo. Talvez algo a ver com o estado da maré, que esta na vazante. Aproveitei que fui ver a ancora e dei uma vasculhada no fundo. Vi muitas conchas que se parecem com a concha gigante, talvez até seja, pois não conheço esse espécie. Procurei por uma que pudesse tirar, e, depois de algum esforço, subi com uma do tamanho de um punho fechado. Logo em seguida aparece um tubarão ponta branca. Acho que ele se interessou pelo barulho que eu fiz em desencravar a concha de dentro do coral onde ela estava. Ele não se interessou por mim e continuou seu caminho, e eu voltei para o barco para estudar a concha.

O skipper do catamaran estava saindo sozinho de bote e eu assobiei para ele. Ele chegou perto e conversamos um pouco, pois ele é francês, mas falava um inglês decente. Falamos sobre ancorar ali, e sobre a concha que eu peguei, se era comestível e se era legal pegar. Ele foi vago nas duas respostas. Sobre a concha disse que era comestível mas na sabia como preparar e que tinha um tamanho legal mas que ele não lembrava, e sobre a ancoragem ali, disse que era bom a não ser que o vento mudasse. Bom, acho que nem se quiser eu saio daqui, então não vou me preocupar mais. Amanha procuramos pelas perolas negras e assim que acharmos partimos para o Tahiti.

Enquanto isso, vou trocar os filtros de óleo e o óleo do motor, e vistoriar os tanques de reserva. Não sei o que aconteceu, mas algumas das possibilidades incluem entupimento por formação de cera no diesel, ou por sujeira nos filtros, ou sei lá mais o que, mas vou trocar tudo e ver se não acontece de novo. Esta mesmo na hora de trocar, pois o óleo e filtros completaram trezentas horas nessa travessia.

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com