quinta-feira, agosto 20, 2009

Atracado no pier da cidade de Papeete:


Posição S17 32.226 W149 34.224
Chegamos à Papeete as 20:30h, e demoramos uma hora entre atracar no píer da cidade e preparar o barco para dormirmos. Aqui se usa o mesmo sistema do terminal náutico de Salvador, onde as poitas ficam amarradas ao cais por cabos mais finos, e quando atracamos de popa, amarramos a popa, deixamos o motor engrenado para a frente e levamos o cabinho da poita até a proa do barco para amarrar no cunho da proa. Uma vez amarrado na proa também, desengrenamos o motor.

A chegada foi sem emoção... uma hora antes chamei a Harbor Control e avisei da minha chegada as 20:30hs e que ia tentar atracar no cais da cidade. Eles consentiram, e pediram para eu anunciar a chegada quando tivesse entrando. A preocupação aqui é que o aeroporto fica bem na entrada do porto e os aviões passam baixo, então tem-se que tomar cuidado com a altura do mastro. A Harbor Control verifica lista de vôos e consente ou não sua entrada no porto naquela hora. Uma meia hora depois que atracamos, vimos uma jato grande de passageiros aterrissar, passando bem onde havíamos acabado de passar.

A travessia foi com motor ligado o tempo todo pois o vento estava fraco ou na cara, e eu queria chegar ainda de dia, e mesmo assim, não consegui. O porto é muito bem sinalizado e entramos sem nenhum problema.

Agora um banho, um filmezinho a bordo, dormir cedo...

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com