quinta-feira, agosto 13, 2009

Dia 12/08/09, terceiro dia da passagem para Apataki:


Posição 15°01'162S 145°22'482W

Com pouco vento, até as 16h tínhamos singrado apenas 144 milhas, então, para não perder a janela de entrada no passe sudoeste de Apataki, começamos a ajudar com o motor. Estamos fazendo media de 5,7 nós, e nossa previsão era de 6,5, então vamos nos atrasar para a entrada no estofo da maré, mas o passe é bem fundo então entramos de qualquer jeito, mas entramos de dia. Segui reto quando passamos por Takaroa, pois teria que ancorar já no escuro. Mesmo o ancoradouro sendo fora do atol, ancorar no escuro e sempre um stress, então abortamos a possibilidade. Para calcular os horarios das marés, usamos o freware Wxtide32, que pode ser baixado da internet. Não tem previsão de Apataki, então usamos de Rangiroa e tiramos uma hora, mais ou menos. Ontem, falando na Big Pawn Net (8122.0 2 e 19 Zulu) pedi conselhos de alguem que ja conhecesse Apataki, e um barco voluntariou sua experiencia com o lugar. O uso do SSB é mandatório por aqui, e ter conhecimento das nets outro mandamento que se tem que seguir. Através das nets, conhecemos muita gente e obtemos muita informação valiosa para nossas travessias, aterragens e ancoragens.

Hoje é aniversario do Marcio, meu filho, e, pela primeira vez em vinte e dois anos não vou estar com ele no seu aniversario. Isso me deixa um pouco triste, mas, é um preço que se tem que pagar para poder estar aqui. Pelo menos no Natal e Ano Novo vamos estar em São Paulo e comemorarmos com família e amigos.

Ah! O suflê de polvo ficou uma delicia! Dessa vez, fiz uma bola de batata cozida amassada com o polvo dentro, e não em formato de forma de assar. Depois vão as fotos da invenção culinária.

O vento zerou, o mar é de almirante, o céu completamente estrelado e sem uma nuvem, e estamos indo no motor para Apataki, com previsão de chegada por volta das doze horas. A previsão é de continuar sem vento, e com muito pouco swell, quer dizer que vai ter pouca água dentro do atol. As entradas e saídas de atóis são complicadas quando o swell joga muita água dentro deles. Como as barreiras das lagunas são baixas, as ondas passam por cima e enchem as lagunas de água, que precisa sair por algum lugar, e os passes são um desses lugares, então, independentemente das marés, os passes podem ter corrente forte da saída da água quando tem swell. Então prevemos uma entrada fácil em Apataki, nosso primeiro atol.

Uma vez dentro do atol vamos cruzá-lo primeiro para leste para visitar uma fazenda de perolas negras, onde pretendo comprar algumas, aproveitamos para uns mergulhos, e depois de uns dias, cruzamos o atol para o norte - oeste, onde sairemos pelo passe de lá e tomaremos rumo de Papeete no Tahiti, nossa próxima escala. Precisamos ir andando pois temos que estar na Nova Zelândia no começo de Novembro.

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com