segunda-feira, agosto 10, 2009

A caminho das Tuamotus...


Posição: 10°39'990S 138°58'030W
Estamos navegando novamente, agora, indo para Apataki, nas Tuamotus. Serão três dias de navegação, e planejamos chegar de dia e à uma hora do topo da maré alta para evitar corrente muito forte na entrada do passe de sudoeste.

Na sexta-feira ficamos no barco o dia todo, pois o Nokia foi expulso de Fatu-Hiva pelo policial local pois eles estavam sem os passaportes carimbados... o problema é que também não temos entrada na Polinésia Francesa e ainda estamos com saída de Galapagos, então, já que a bruxa estava solta, evitamos ir para terra encontrar com ela.

No Sábado, fomos somente no final do dia para a casa da Ann e do Henri, e pedi para o Henri terminar um cabo novo de Teka que eu estava fazendo para o facão que atirei no galo e quebrou o cabo. Ele fez um trabalho mesmo de artesão que é, e esculpiu a peça final dos dois lados com motivos marquesan. Eles ainda nos deram um cacho de banana e estávamos mesmo precisando de um, pois o que eu havia pego na cachoeira caiu a noite na água e o perdemos.

Já hoje fomos para terra com presentes para o Henri e a Ann, um cd gravado com trezentas e quarenta musicas de reggae, e presentes para o Teko e sua família, uma ancora de inox para botes, um pedaço de corrente de dez milímetros, e uns bonés para seus filhos. Ele nos deu duas sacolas cheias de limões, laranjas, torranjas e dois cachos de bananas. Nos despedimos de todos nossos amigos de Fatu-Hiva, e voltamos para o barco para prepará-lo para a passagem para as Tuamotus.

As dezesseis horas, soltei da bóia da cidade para onde tinha ido ontem, e armamos genoa para aproveitar o vento encanado da baia de Hanavave. Em pouco tempo já tínhamos saído da sombra da ilha e estávamos com vento leste-sudeste conforme estimado pelo grib que peguei pelo sailmail.

Testei o DuoGen depois dos acertos que fiz nas conexões, e parece que esta funcionando normalmente de novo.

Um feliz dia dos pais para os papais meus leitores.

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com