sexta-feira, novembro 06, 2009

Segundo dia da travessia para Nova Zelandia:


Posição: S27 47.442 W178 39.470, 07/11/09, 12:43h Local (UTC +13)
A Nova Zelândia já passou para horário de verão, então vamos continuar com UTC +13, igual ao horário de Tonga.

Estamos em calmaria quase que total, com uma pequena brisa abaixo de quatro nós vindo quase que no nariz, então estamos indo no motor, a mil e oitocentos giros, que deve dar um consumo de um ponto oito litros por hora. Estou somente com a mestra inteira, bem caçada com o burro e com retranca no meio do barco para ajudar a empurrar o barco um pouco. O dia esta absolutamente lindo, com mar de almirante, uma pequena ondulação longa ajudando a empurrar o barco para a frente, sol forte, céu e água azuis, temperatura da água de vinte e três graus e do ar de vinte e seis graus.

Alguns barcos já com problemas, o Carinthia quebrou a retranca, e o Nine Of Cups esta com vazamento grande de óleo diagnosticado como anel quebrado, e acabou o óleo de reposição que tinham a bordo. O Cat Mousses e o Alexander VI desviaram da rota em que estávamos e seguiram quarenta e cinco milhas a Oeste para suprir o Nine of Cups com os quinze galões combinados de óleo que tem a bordo. Eu continuei na rota mais a Leste para testar como vão ser as diferentes rotas de chegada na Nova Zelândia. A maioria dos outros barcos esta vindo pelo Oeste, pela rota sugerida pelo Jimmy Cornell.

Estamos devorando toda a comida a bordo, pois na chegada à Nova Zelândia eles jogam fora tudo que sobrar. Precisamos promover essas regras para barcos da Nova Zelândia que chegam ao Brasil! Isso promove a economia local, pois todos os barcos que chegam tem que provisionar quase que do zero de novo. A ABVC poderia trabalhar nesses lobbies, aliás, a ABVC poderia reconhecer e divulgar os muitos barcos brasileiros que estão em cruzeiro pelo mundo. Fica aí a sugestão.

Continuando com equipamentos a bordo, as bombas e o aquecedor comprados na Regatta continuam funcionando bem, com exceção da bomba de água salgada, mas pode ter tido um engraçadinho no estaleiro que resolveu abri-la e não fechou direito. Desmontei inteira, toda enferrujada, e refiz, engraxando tudo e por incrível que pareça, ainda funciona.

O Duo Gen não deu nenhum trabalho e o único problema foi na instalação que eu fiz, onde uma conexão precisou de re-aperto. Os rádios funcionam bem, mas a instalação do VHF no mastro precisa ser trocada. Algo esta errado na instalação e não consigo receber bem a distâncias maiores. O meu radio de reserva no cockpit, com antena em cima da targa, funciona muito bem, mas a instalação da antena foi eu que fiz.

O radio SSB, apesar de ter sido lavado com água salgada, em um dos muitos vazamentos deixados pelo estaleiro, é um dos melhores equipamentos a bordo, pois tem uma transmissão e recepção formidáveis e em geral sou um dos melhores rádios nas NETs SSB. A instalação do Pactor modem e o uso do Sailmail salvou a gente de morrer de tédio, pois estamos varias vezes por dia em contato com família, amigos e empresas.

A pia onde usamos água salgada esta completamente enferrujada, assumo que o material era de segunda. O trabalho de aço inox feito pelo Marcelo no Píer 26 esta perfeito até hoje! Usou aço de ótima qualidade, conforme o que paguei.

O alternador Balmar funciona até hoje, mas pela metade. Chegando na Nova Zelândia vou ver o problema. Desconfio que a instalação errada que o eletricista do estaleiro fez no inicio danificou esse equipamento, pois deveria carregar até cem amperes com as baterias vazias, mas no máximo carrega quarenta.

As placas solares são nota dez, e mantém tudo funcionando de dia e com bateria suficiente para passar a noite, depois de dias ensolarados. O Matajusi é até hoje o barco de melhor composição de energia X consumo que encontramos pelo caminho. As placas solares mantêm as baterias carregadas, e só tenho duzentos e vinte e cinco amperes no banco de serviço, o menor que já encontrei pelo caminho. O gerador de arrasto carrega as baterias durante a noite, quando em travessias. Todas as lâmpadas são de LED, mas como dito anteriormente, setenta e cinco por cento das de marca Optolamp já queimaram e algumas mais de uma vez. Acredito que o regulador usado pela Optolamp não previa alterações de voltagem entre onze e quatorze volts, muito comum em barcos a vela, e infelizmente eles nunca me deram qualquer atenção quanto aos problemas que tive.

O watermaker apresentou um pequeno vazamento em umas das tubulações originais, mas depois de um aperto ficou normal de novo. Outro equipamento formidável que tenho no Matajusi. Usa pouca energia das baterias (8ª), e gera até quarenta litros de água por hora. A água que bebemos hoje é dessalinizada por ele e deliciosa.

A instalação no painel de controle do Yanmar do lado de fora da cabine não foi uma boa idéia, pois hoje nenhuma lâmpada funciona e esta sempre com algum mal contato. Na entrada da cabine teria sido uma opção melhor.

As bussolas são de brincadeira e não tem a menor serventia para travessias ou mesmo cruzeiro. Preciso comprar novas e trocar.

As gaiutas Lewman, com exceção de um fecho que quebrou e não consegui a peça correta para trocar, então improvisei, não deram problemas maiores.

O bimini e dog-house feitos pelo Alex do Píer 26 estão completamente destruídos, mas o material continua bom, foram as costuras que estão abrindo todas, provavelmente uso de linha não própria para esse trabalho.

As velas da North Sales continuam boas, mas algumas costuras também estão abrindo. Preciso fazer uma manutenção nelas na Nova Zelândia.

A hélice da Kiwiprops esta dando trabalho, pois emperra na posição de ré e precisa acelerar forte para fazê-la virar para a frente de novo, e isso as vezes da um tranco na transmissão que preferia evitar. Vou revisar chegando na kiwiland.

O guincho, depois da troca das peças quebradas pela instalação errada feita pelo estaleiro, mais a re-instalação feita por mim, mais a troca da corrente, não deu mais nenhum trabalho.

O bote vai ser trocado na Nova Zelândia por um bote mais apropriado para cruzeiro.

Bom, hora de almoçar e ir ao cinema...

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