segunda-feira, novembro 09, 2009

Quinto dia da travessia para a Nova Zelandia:





Posição: S32 14.397 E175 17.929, 10/11/09, 13:08h Local (UTC +13)
Estamos cansados! Depois de dois dias, continuamos batendo muito e o vento esta contra o nosso rumo desejado para Opua, então vamos em zigue-zague. Além disso, o vento muda de direção e intensidade o tempo todo, difícil de ajeitar as velas assim, então, deixo as velas reguladas para a orça (máximo contra o vento possível) e mudo a direção do barco para acompanhar a mudança do vento.

Estamos navegando ajudando no motor, mas descobri ontem que o tanque de boreste tinha somente uns vinte litros. Achei que estava cheio e não completei com diesel em Nuku Alofa, então temos que ser mais conservadores no uso do diesel antes de chegarmos a Opua. Que vamos ter que empurrar no motor não tem a menor duvida. Todos os barcos que já chegaram ajudaram no motor. Alguns nem vela usaram, foram direto no motor. Também, quando foram, na semana passada, estava calmaria a travessia toda. Esses não sofreram nada. Nós que paramos no Minerva acabamos pegando uma daquelas condições pela qual a Nova Zelândia é conhecida pelos navegadores. Parece que os deuses de lá não querem que cheguemos... Mas, não somos os únicos... tem mais de trinta barcos na mesma travessia hoje, alguns mais para a frente e outros mais para trás.

O problema de mar bravo e irmos na orça adernados para bombordo (lado esquerdo) é que nessa posição entra muita água pelos vazamentos ainda a serem encontrados e corrigidos no barco. Hoje de manha tiramos mais de uma panela cheia de água salgada de dentro da fralda de plástico que adaptei dentro do painel de eletricidade! Que saco! Eu tenho que viver com a incapacidade e a irresponsabilidade do estaleiro que escolhi para construir meu barco! Eles sabiam que eu ia fazer uma volta ao mundo e eu insisti para eles capricharem nas vedações!!! Ninguém merece!

Estamos a cento e oitenta milhas de Opua, mas no momento só estamos conseguindo VMG (velocidade medida entre minha posição e a posição que quero ir) de três nós. Mais umas vinte milhas e vou dar o bordo (virar o barco para o outro lado do vento) para o leste de novo, torcendo para aumentar meu VMG para Opua. De qualquer forma, não parece que chegaremos lá amanha, ou se chegarmos, deve ser à noite. Sem problema, pois Opua é muito bem sinalizada, então entro a noite mesmo.

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