segunda-feira, novembro 23, 2009

Inclusão de novas informações no blog:


A pedido de muitos dos meus leitores, adicionei no final da barra direita do blog, as especificações técnicas do Matajusi.

Adicionei também no final do blog as rotas percorridas durante 2008 e 2009, com os detalhes da rota de 2009.

Temos preparado o barco para a nossa partida na semana que vem, além de trabalhar na lista de ações de manutenção e alterações do barco. Essa semana tiramos as velas e revisei o mastro e retranca, mudando um pouco o sistema de risos no cockpit para facilitar o manuseio dos cabos de riso. Mandei o pau de spinaker para fazer ponteiro novo, e mandei fazer os roletes do bico de proa, que ficaram prontos hoje. Amanha eu os apanho e já instalo.

Comprei bote novo, um Caribe L9. Agora sim vamos ter um bote de cruzeiro! Talvez tenha que comprar motor de popa novo mais potente, de uns quinze cavalos, mas vou primeiro testar com o meu Mercury cinco HP e ver se plaina bem.

Encomendei um teclado para poder controlar o sistema E80 de dentro do barco e vou instalá-lo quando chegar. Isso vai me facilitar navegar de dentro da cabine quando as condições de temperatura, mar e vento não forem convidativas para ficarmos do lado de fora. Uma das principais funções do teclado vai ser a de cancelar mensagens de navegação que são postas em cima da tela quase inteira, tapando assim a razão da mensagem aparecer, por exemplo, algo que o radar pegou. Agora vamos poder ligar e modificar os parâmetros do radar de dentro do barco.

Vou tirar o mordedor e moitão que foi instalado em Joinville para o ajuste do Estai Volante (Running Back), e montar um sistema com redução onde a adriça fica presa ao brandal quando não esta em uso, pois da forma como esta hoje ela raspa na vela, causando um desgaste desnecessário. Os mordedores vou instalar junto com os outros do cock-pit para adicionar mais cabos do lado de dentro, como por exemplo o ajuste da esteira da mestra. Hoje tenho que ir ou mastro para soltar ou tensar a esteira.

Estou considerando fazer um alongamento da popa em fibra, para parafusar e soldar na popa, tampando assim a plataforma de popa evitando o arrasto na água que ela faz hoje, além de aumentar o espaço na popa para, por exemplo, instalar dois botijões de gás e talvez a balsa.

Estou cotando um enrolador novo para a trinqueta e devo instalar um para evitar minhas idas à proa quando com o barco esta em travessias.

A Lilian esta fazendo uma limpeza completa da parte de dentro do barco, lavando e secando cavernas e outras áreas que acabam ficando molhadas com os constantes vazamentos dentro do barco. Vamos agora trabalhar nos vazamentos.

Fiz lavagem e manutenção no motor de popa, mas parece que vou ter que levar para uma assistência mecânica especializada, pois não esta passando água de refrigeração. Amanha ponho o botinho de brinquedo à venda no Allan, onde esta o Guardian do Sombra e onde vou pintar o barco e consertar o hélice e leme.

Tirei toda a corrente nova para fora, lavei e remarquei com tie-up de plástico a cada dez metros. Lavamos o barco inteiro e amanha devemos começar a fazer o polimento das partes com aço inox. Vamos usar uma cera fabricada na Nova Zelândia que é só passar com um pincel, e lavar depois de dez minutos. Fica tudo novinho em folha!

Estamos procurando alguém que trabalhe com canvas para re-costurar o bimini e o dog-house que estão completamente descosturados. Vamos usar o material da capa de cobertura do barco em cima da retranca para fazer outras partes que queremos usar, como um telhado feito em duas partes, que junta o bimini ao dog-house. Como meu traveller é atrás, a escôta da mestra fica no caminho, então podemos usar somente a metade contraria de onde a retranca esta, ou levar a retranca para fora da área do telhado para poder fechar o telhado duplo. A partir do telhado vamos fazer uma parede de plástico transparente para cada lado, podendo fechar o cockpit completamente quando parados, ou somente a metade de barla quando navegando. Isso vai evitar os banhos de água salgada que estamos levando. Além disso, vamos instalar aquelas saias que vão presas no guarda-mancebo para evitar os respingos das ondas que batem no costado.

Enfim, vamos usar a experiência adquirida até agora para melhorar nossa segurança e conforto quando navegando.