domingo, novembro 08, 2009

Quarto dia da travessia para a Nova Zelandia:

Posição: S30 59.213 E175 50.230, 09/11/09, 11:04h Local (UTC +13)
Ontem assistimos dois filmes enquanto estávamos na calmaria, depois vimos as nuvens chegando pelo Sueste, e já deixamos o barco preparado para os dois pirajás (squalls) que vinham se aproximando, um de cada bordo (lado) do barco. Fui logo para o segundo riso da mestra, e já estava sem genôa, somente com a trinqueta bem caçada, então deixei assim. No final, não pegamos muito vento, pois estávamos bem no meio dos dois squalls, mas o vento vinha de todas as direções, impossível de ajustar as velas para aquilo, então deixei a mestra no meio, com o traveller meio solto dos dois lados assim ele podia correr sozinho. Ficou indo para lá e para cá por um bom tempo, e aí começamos a pegar um vento de dez nós de Sueste. Mudei o rumo e as velas para aproveitar melhor esse vento, e ficamos assim até hoje de manha, quando o vento foi mudando para Sul, e depois para Sul-Sudoeste, onde estamos até agora. Balançamos muito a noite toda e não conseguimos dormir bem dentro da maquina de lavar roupas! Muito frio lá fora e toda vez que saímos da cabine é uma rotina enorme de vestir tôca, macacão próprio para esse tempo e a prova d'água, e colete com boné a prova d'água. Às vezes temos que sair sem essa rotina toda, como por exemplo, quando o barco aderna muito e temos que ir soltar o traveller ou a escôta da mestra, e logo em seguida começam os espirros!

A temperatura da água está a vinte graus, às vezes dezenove, e a do ar vinte e três e baixando na medida em que vamos indo mais para o sul. Não tínhamos planejado estar nesse frio, e não trouxemos roupas apropriadas, vamos ter que comprar na Nova Zelândia. Outro erro foi tirar o aquecedor elétrico do barco, pensando que não iríamos precisar mais! O usávamos quando estávamos em São Francisco do Sul durante o inverno, na revisão do barco pelo estaleiro.

Estou ajudando no motor, pois Opua fica a menos de trinta graus desse vento, esperando que a previsão esteja certa e que o vento mude mais para Nordeste enquanto vamos nos aproximando de Opua, assim vamos corrigindo a rota para a aterragem.

Estamos a trezentos e sessenta milhas de Opua, e estimamos nossa aterragem na Bay Of Islands, na ilha Norte da Nova Zelândia para o dia onze de Novembro, com mais umas sessenta horas de navegação.

O Bicho Vermelho já chegou a Opua, e nos passou um email descrevendo a revista do barco e procedimentos de entrada na Nova Zelândia. O Sarava esta chegando essa manha. Os dois foram direto de TongaTapu para Opua, não parando no Minerva como nós outros.

Essa noite, quando não conseguia dormir, fui rever os comentários que chegam no blog do Matajusi. Com exceção dos do pessoal ligado ao estaleiro, 99% são positivos e me inspiram e motivam a continuar descrevendo o melhor que posso essas aventuras. No início de Dezembro voamos, eu e a LiLian para SP, e vou fazer varias palestras e apresentações de fotos e dos filmes que temos até agora. Vou postar no blog as agendas para informação daqueles leitores que queiram assistir a alguma palestra. Aos que quiserem ser informados sobre nossa agenda, deixem seu email com seu comentário no blog, assim os incluímos na nossa lista de distribuição. O blog parece estar agradando, pois os acessos têm subido a cada mês e já ultrapassamos os três mil acessos/mês. Obrigado pelo seu interesse nas nossas aventuras...

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com/