sábado, outubro 31, 2009

Partindo para Nova Zelandia:

Posição: S21 07.583 W175 09.722 01/11/09 07:15h Local (UTC +13)
Em mais meia hora partimos para nossa ultima perna nesse ano, a Nova Zelândia, com uma parada no Minerva Reef, um recife desabitado a um terço do caminho para Nova Zelândia.

Fico impressionado quando penso que chegamos até aqui por nossa conta e risco! Como é grande o nossa terra! No final desse ano terei navegado mais de quinze mil milhas, mais de duas mil horas, e aqui estamos.

Quando penso pelo que passamos, percebo que com a experiência fomos dominando melhor as situações, e olhando daqui, o quanto não sabíamos quando saímos de Natal para nossa primeira perna em águas internacionais. Na memória mantemos muitos momentos, tanto de preocupação quanto de prazer. Nossa maior tempestade foi aquela onde os ventos mantiveram acima dos quarenta nós por uma noite inteira e mais meio dia, no caminho entre Galapagos e Marquesas. Nossa pior ancoragem fui na nossa chegada em Fatu-Hiva nas Marquesas, onde nossa ancora prendeu na corrente da ancora do Independence e os barcos acabaram se chocando. Nossa noite mais mal dormida em ancoragem foi quando a ancora não prendia ao fundo, com ventos de quarenta nós, em Huahine, mas teve também a nossa segunda noite em Ilês Du Salut, na Guiana Francesa, onde havíamos nos escondido da primeira tempestade que passamos no mar, pois ancorei no lugar errado e o barco sacudia com nunca havíamos visto antes. Nosso pior mar foi na costa as Colômbia, chamado o quinto pior mar do mundo. Poucos cruzeiristas passaram por lá sem algum apuro. E estivemos no meio de um Tsunami onde morreram mais de cem pessoas, mas nós não sofremos qualquer efeito dele por estarmos em alto mar, e ancorados dentro de um recife, do lado contrario onde a onda deve ter batido.

Mas também tivemos os momentos muito bons, como participar da dança dos Kunas em San Blas, nossa estada em Fatu-Hiva, os inúmeros mergulhos, e todos amigos que fizemos por onde passamos.

Vamos agora enfrentar o ultimo desafio do ano, que é a navegada para Nova Zelândia. Serão uns oito dias, com mais um dia de ancoragem no Minerva Reef, e a tendência dos ventos parece boa. Muitos barcos seguiram para lá ontem, e decidimos ficar para ouvir pelo radio como esta sendo a viagem deles. Instituímos uma NET pelo SSB e serei o NET controller nas quarta-feiras. Pela NET ficamos sabendo de todas as condições de todos os barcos, as vezes ajudando um barco em apuros, mas sempre levando em conta a situação de mar e vento dos barcos mais a frente ou as vezes mas para trás, para tomarmos decisões em mudanças na nossa rota, para evitarmos uma situação ruim e procurarmos bons ventos e mar mais calmo.

No dia trinta, fomos à festa no Iate Clube de Pangaimotu, onde o restaurante Big Mama faz uma festa para comemorar o aniversario da Big Mama. Os tripulantes de mais de trinta barcos estavam presentes lá e foi uma festa muito divertida, com boa comida, servida de graça pelo restaurante, apenas com a bebida paga.

Fizemos os papeis de saída, com o custo total de quarenta dólares tongueanos, equivalente ao nosso R$. Provisionamos o barco para a nossa ultima travessia do ano, e distribuímos algumas das nossa provisões que não iríamos consumir ate Nova Zelândia entre outros barcos, alem de deixar algumas para o pessoal de Pangaimotu. Na Nova Zelândia eles jogam fora quase toda a comida a bordo, além de coisas construídas de palha, sementes, conchas entre outras.

Vamos navegar juntos com o Cat Mousses do Rene e Dany, e o Alexander VI do Jack e Josie, ambos canadenses. O Rene é um desses aventureiros que topa qualquer parada, combinando muito com meu Próprio jeito, então formamos um grupo muito bom.

Dos outros brasileiros, alguns partiram ontem, e os outros estão indo hoje. Devemos todos nos encontrar no Minerva Reef.

Fico por aqui pois os outros barcos já estão saindo e estamos atrasados...

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com