sábado, outubro 03, 2009

A Caminho Das Ilhas Vavau, Tonga:

Posição: S19 58 W167 56 03/09/09 10:24h Local (UTC -10)
Hoje as oito da manha, saímos do Beveridge Reef a caminho de Tonga. Temos trezentas e setenta e cinco milhas até o waypoint do norte de Vavau, depois mais umas quinze milhas até a ancoragem em Neiafu. Nossa aterragem está estimada para a manhã do dia seis. O vento esta variando entre dez e quinze nós entrando pela popa. Estamos no rumo duzentos e setenta magnético, com as velas armadas em asa de pombo, e a mestra risada no primeiro riso, andando em media cinco nós e meio. O tempo está nublado, com algumas chuvas. A previsão sugere ventos de quinze nós vindos de leste, rondando um pouco para nordeste e depois firmando por uns dois dias em sudeste, todos bons para nos empurrar para Vavau.

Ontem me despedi do Beveridge Reef com uma boa pescaria, para suprir o PuraVida com peixes. Eles não sabem muito de caça submarina, então fui com eles e mostrei algumas técnicas do mergulho livre. Peguei três garoupinhas, um jaguariça (ou primo dele...) e dois xareis brancos, todos entre um e dois quilos. À noite eles me chamaram no VHF agradecendo e disseram que o sashimi de xarel e as postas de garoupa estavam deliciosos.

Ontem começou a me doer o rim esquerdo, e desde então estou bebendo tanta água quanto entra, ajudando com uma cervejinha aqui e ali, para dar uma boa enxaguada no sistema. Não preciso de uma pedra nos rins durante uma travessia...

Ontem também escutei pela primeira vez algumas rádios SSB do Brasil. O Dallas do PuraVida tem um livro com todos os broadcasts de noticias pelo SSB. Consegui ouvir radio Central do Brasil, em Goiânia e outra radio que acho que era do Senado. Foi bom ouvir um pouco do som do Brasil...

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com