sábado, outubro 24, 2009

Ancorado em Nomuka Iki, Haapai, Tonga:



Exibir mapa ampliadoPosição: S20 16.596 W174 48.258 24/10/2009 18:31h Local (UTC -13)
Saímos para Uoleva cedo, com vento forte e mar picado, enquanto o Beduína saia para ir se encontrar com os outros barcos brasileiros que estavam mais a Oeste de Haapai. Íamos para outra ancoragem, mas o vento forte não permitiu, e acabamos gostando muito de Uoleva. Bem protegida do vento e da ondulação, com fundo de areia e coral, mas com areia suficiente para ancorar bem, uma praia de areia branca muito bonita, muitos coqueiros e côcos, além daqueles morcegos frutíferos enormes que são comuns por aqui.

Havíamos combinado de ir comer um sushi preparado pelo Brian do Wassabi, e cada um de nós contribuiu com alguma coisa. Eu preparei um sashimi de dourado e um doce de abobora com côco, meu primeiro, e a Lilian preparou um abacaxi e um rabanete chinês ralado, e para as bebidas contribuímos com um vinho. A Dany do Cat Mousse preparou uma torta deliciosa para suplementar a sobremesa, e eles trouxeram também lagosta para complementar o sushi que Brian estava preparando com o wahoo que eles pescaram e o dourado que eu pesquei. O jantar foi delicioso, e depois da sobremesa, a Isabel do Wassabi pegou um violão, eu peguei minha flauta, e o Rene e o Jack ajudaram na cantoria. Fizemos um bom e gostoso som até tarde.

No dia seguinte fomos eu e a Lilian de botinho para a praia para fazer um reconhecimento do local. Encontramos um marae polinésio no meio da ilha, escondido pelas arvores e coqueiros. É um quadrado erguido com pedras, com uma entrada e uma saída, na mesma linha do sol. Fiquei a pensar o que já havia se passado naquele lugar. Encontramos também muitos rastros de porcos, e algumas galinhas selvagens, daquelas que levantam vôo melhor do que o nosso Jacu. Lá conhecemos a Patti, uma americana que construiu um hotel na ilha. Ela acabou de por o negocio para funcionar e comentou que no ano passado, logo depois da construção, passou um furacão por lá e quase arrancou o telhado das cabanas que ela aluga para seus hospedes.

Depois de toda a propaganda que o Brian do Wassabi e o Jack do Alexander VI fizeram sobre minha técnica no mergulho, o Rene do Cat Mousse quis ir mergulhar a tarde. Enquanto as mulheres faziam ioga e pilates na praia, nós homens fomos mergulhar, explorando a área com um GPS portátil para definir o nosso mergulho noturno, mas somente eu e o Rene mergulhamos, pois havíamos combinado o mergulho à noite para pegar lagostas, e o Briam e o Jack não queriam molhar suas roupas de mergulho para ficarem mais quentinhos a noite.

Peguei uma garoupinha e uma lagosta. A lagosta era de antena, mas bem diferente da nossa lagosta, pois era mais fina, e tinha as antenas e as patas brancas. Nunca havia visto uma como aquela. As antenas eram muito longas, e foi assim que eu a descobri no meio dos corais. Fiquei com a lagosta e dei a garoupa para eles.

Voltamos para os barcos para descansar e comer, e combinamos de sair às oito da noite para mergulhar à procura de lagostas. Depois da janta, às oito horas, o Brian passou pelo Matajusi para me apanhar. Eu já havia preparado minha roupa e equipamento de mergulho, então fomos para a área que havíamos explorado durante o dia, guiados pelo GPS portátil do Jack, que foi com o Rene em outro bote, por segurança.

Chegamos ao local demarcado, jogamos ancora, vestimos o resto do equipamento e fomos mergulhar. Que frio! Eu e o Brian estávamos com roupa muito fina e ficamos com muito frio depois de uns quarenta minutos na água. Não achamos nenhuma lagosta, mas estávamos mergulhando nos lugares mais fundos. O Rene e o Jack pegaram cinco, em menos de um metro de água. Eu peguei três trocas, aqueles caramujos grandes, mas esses um pouco diferentes dos que já havia pego em Aitutaki. Vou cozinhá-los amanha e ver se é a mesma coisa.

As mulheres combinaram uma seção de ioga e pilates para amanha bem cedo, e nós homens vamos mergulhar e ver se achamos um lugar para pegar lagostas a noite.

Já jantamos e agora vamos assistir um filme.

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com/