terça-feira, outubro 06, 2009

Amarrado em poita em Neiafu, Vavau:


Exibir mapa ampliado
Posição: S18 39.343 W173 58.990 07/10/09 03:40h Local (UTC +13)
Acabamos de chegar a Neiafu e tive que motorar as ultimas dez horas, pois o vento acabou completamente.

A carta daqui esta um pouco fora para Oeste, e metade das luzes de entrada da baia de Neiafu estão fora de serviço, então foi uma ginástica entrar até aqui no escuro sem esses dois recursos importantes. Por sorte a lua esta nova e o céu limpo, aumentando a visibilidade a olho nu à noite.

Mesmo à noite, já deu para perceber que a água aqui é translúcida, e graças a isso eu não bati em um recife na frente do porto, enquanto procurava o cais da Emigração, que acabei não encontrando então parei em poita na frente da cidade.

Aqui é proibido dar descarga para fora do barco, tem que usar o tanque de águas negras e depois esvaziar fora da baia.

Levantamos a bandeira amarela, e de manha temos que fazer documentação, antes de sair do barco. Aqui eles são muito exigentes quanto a isso.

Viemos sozinhos porque o Pajé, Beduína e Canela foram para Niue. Nós estávamos cansados de ancorar fora dos atóis, então decidimos incluir Beveridge Reef e Vavau na nossa rota, excluindo Palmerston e Niue. Por outro lado, amanha nos encontramos com o Bicho Vermelho e o Sarava, mais dois barcos brasileiros por esses lados. Somos ao todo sete barcos brasileiros na área, acho que um recorde absoluto e um momento histórico, demonstrando o interesse crescente dos brasileiros na vela de cruzeiro.