segunda-feira, outubro 19, 2009

A Caminho de Haapai, Tonga:


Exibir mapa ampliadoPosição: S19 02.554 W174 11.680 20/10/09 09:06h Local (UTC -13)
Já no nosso caminho para Nova Zelândia, saímos, juntos com o Sarava, Pajé e Beduína, rumo às ilhas do meio de Tonga, chamadas Haapai. Pouco vento, mar baixo, com seguimento entre três nós e meio e cinco e meio, todo pano para cima, velejando no rumo 184° com nossa aterragem prevista para daqui a oito horas. Todos com linhas na água, mas o Sarava esta nos dando uma surra, com três peixes já fisgados e nós continuamos sem nada...

Nossa estadia em Vavau foi excelente! Muito envolvimento social com os barcos com brasileiros a bordo, além de com outros barcos que vamos conhecendo pelo caminho.

No Sábado fui mergulhar e voltei com duas lulas grandes, que Mariana preparou ontem à noite em um estupendo molho de macarrão. Peguei também um mexilhão gigante e também duas ostras gigantes, as quais comi e guardei uma das conchas para depois polir e fazer um porta aperitivos para o barco.

O mexilhão e uma das conchas dei de presente para Sir Robert do Lá Masquerade, que havia convidado eu e Lilian para almoçar. Depois do almoço a Lilian ficou com a Cleide, e eu e Sir Robert passamos a tarde conversando e tomando vinho. Conversamos sobre oportunidades, negócios, governos, família entre outros. Formidável a experiência de Sir Robert, que começou do nada e construiu um império de bom tamanho. Com sua fortuna hoje ele patrocina sessenta e cinco estudantes pobres todo ano, além de ter vários centros de tratamento psicológico e social de pacientes com câncer terminal. Com residências em Yorkshire na Inglaterra e em Montecarlo, onde tem como vizinho Paul Allen, ex-CEO da Microsoft, eles passam um tempo em cada residência e mais um tempo viajando o mundo com o Lá Masquerade. Seu jato particular construído pela Marcel Dassault na França o acompanha em todos seus passeios e fica sempre a disposição no aeroporto mais próximo de onde está. O barco, com tripulação de treze profissionais, entre Capitão e até pajens é seu quinto barco e foi construído por encomenda especialmente para ele, que participou de todos os aspectos do projeto.

Ontem retornamos para Neiafu para tratar da documentação de saída, e aproveitamos para fazer mais umas compras de provisionamento do barco. No final do dia rumamos para o ultimo ancoradouro ao sul de Vavau para ficarmos prontos para sair hoje ao raiar do dia para Haapai.

Esse mês eu começo a escrever para a Pefil Náutico, e já preparei minha primeira coluna, o uso do SailMail a bordo, que deve ser publicada em mais algumas semanas. Tenho também trabalhado nas apresentações que farei sobre o Projeto Matajusi em vários lugares no Brasil, durante minha estada entre Dezembro de 2009 e Março de 2010. Além de palestras para minha staff, minha família e meus amigos, alguns dos outros lugares onde farei palestras incluem a Camara Americana de Comercio de São Paulo, o Iate Clube de Ilhabela, o Museu do Mar em Bombinhas, o Iate Clube de Santos, entre outros. Quando tiver uma agenda confirmada posto no blog para os interessados.

Agora vou voltar para o comando do barco, pois com vento fraco e mudando de direção a toda hora, preciso estar constantemente ajustando as velas...

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com