domingo, setembro 27, 2009

Terceiro dia da travessia entre Aitutaki e Beveridge Reef:

Posição S19 37.686 W165 49.258 27/09/09 14:10h Local (UTC -10)
Ontem andamos bem, com ventos de sueste de 8 a 15 nós, mas no meio da tarde entramos no meio de um Pirajá enorme, com mais de trinta milhas de diâmetro e de nada adiantaria eu tentar desviar, pois minha velocidade máxima estava abaixo dos seis nós, e teria demorado de três a quatro horas para desviar dele. Então entrei bem pelo meio, com uma chuva forte que doía na pele, e ventos na cara.

Reduzi as velas, deixando a trinqueta e a mestra risada no segundo riso, e controlei o barco a trinta graus do vento. O vento virou de todos os lados, e eu fui junto, isso para evitar tomar muito vento de través (de lado) e adernar demais, e também pára encontrar as ondas em um ângulo que não bata muito no barco. Algumas ondas passaram por cima, não por serem muito altas, mas porque batiam de lado no casco e levantavam mais alto, e o vento as empurrava por cima do barco. A chuva forte lavava tudo, e ficamos dentro do Pirajá por umas duas horas ou mais.

Quando o Pirajá passou, deixou um mar virado, e de frente para a gente, que me forçou a andar mais de 30 graus fora do meu rumo e me tirou da rota por umas seis milhas mais a norte. Na hora estava difícil conseguir rumar para meu waypoint (Latitude e Longitude) pois o barco bate muito com ondas fortes e curtas pela proa, então economizei equipamento e fui em ângulos que me permitiam motorar sem bater muito.

Com isso minha singradura do dia baixou bastante, e só consegui recomeçar a navegar com velocidade desejada já perto do anoitecer. E aí, outro Pirajá! Ninguém merece! Mas felizmente esse era mais de chuva do que de vento apesar de que esse eu consegui quase que desviar totalmente, subindo uns trinta graus da minha rota, mas mesmo assim, fomos lavados de novo. Eu já tinha risado a mestra para ir dormir, então só deixei ela no carrinho meio solto, que permitisse que ela mudasse de bordo sem minha ajuda, e deixei a trinqueta montada justa a boreste (lado direito) caso eu viesse a precisar dela durante a noite. Pegamos mais dois Pirajas durante a noite, mas sem vento muito forte, e a armação que eu fiz nas velas me permitiu deixá-las do mesmo jeito a noite toda. O vento estava fraco e na cara, mas quando um Pirajá passava, eu via da minha caminha feita de almofadas do cockpit no chão da sala que a mestra estava come vento ora de um lado, ora do outro.

Acordei tarde, às oito horas, para entrar em uma das três nets SSB que participo. Depois de dar minha posição entrei no Sailmail para baixar emails e a previsão do tempo, e aí já era hora da segunda net, as nove horas. Depois de dar minha posição nessa net também, fiquei trabalhando nas rotas seguintes, pois a Bel do Bicho Vermelho, e o Marcelo do Bicho Papão sugeriram que valia mais a pena passar o tempo disponível em Tonga do que ir para Niue, nossa próxima parada projetada, então criei uma rota entre Beveridge Reef e Vavau, até a ancoragem em Neiafu, a cidade principal de Vavau.

As dez horas, entrei na net dos barcos brasileiros, e trocamos posições com o Canela, Beduína e Pajé. Dos outros barcos brasileiros, o Bicho Vermelho já esta em Vavau, e o Ituska em TongaTapu. A Bel do Bicho Vermelho me passou um email sugerindo que a gente pule Niue para estarmos todos juntos em Vavau. Ela esta curtindo muito por lá, com churrascos nas praias, surf, e outras atividades nas varias praias e enseadas de ilhas que eles têm visitado por lá. Acho que vamos acatar a sugestão deles, pois em Niue também se tem que ancorar do lado de fora do atol, ficando exposto aos ventos N, NW, W e SW.

Agora a tarde o vento melhorou, mas esta a vinte e cinco graus do meu waypoint, então abri seis graus para aproveitar o vento e desliguei o motor. Ficamos assim algumas horas, mas o vento veio mais na cara e enfraquecei, então pus o barco de volta no rumo certo, ajustei as velas, e estou ajudando com o motor.

Nossa aterragem em Beveridge esta estimada para até o meio dia de amanha, e até lá, continuamos com a exclusividade do nosso céu, mar, nuvens e até Pirajas.

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com