sexta-feira, setembro 18, 2009

Depois do marisco gigante, partimos para Aitutaki:


Posição S17 16.062 W15 25.330 17/09/09 16:52h Local (UTC -10)
Na expectativa da nossa partida para Aitutaki no dia seguinte, fui me distrair um pouco com um mergulho pelas redondezas. Fui com o botinho até a área mais funda da lagoa e parei o botinho perto de onde podia ver alguns cabeços de coral. Vi pouco peixe comestível, uma ou outra garoupinha, uma raia grande, uma tartaruga grande, e fiquei mais concentrado nas ostras, mariscos e conchas que ia encontrando, até que encontrei um marisco gigante como só vi um que usaram para fazer um abajur em uma das feiras de artesanatos por onde passamos.

Levei para o barco para mostrar ao pessoal, e aproveitei e colhi umas oito pahuas. Na volta ao barco, mostrei o marisco gigante para a Lilian, que tirou algumas fotos, e continuei o mergulho perto do barco. Por lá encontrei um cardume daqueles peixes prateados com listas amarelas de bigode que ficam caçando moluscos no fundo de areia e peguei dois. Como era aniversario da Gislayne, fui buscar um caracol raro que eu já havia visto dentro de um cabeço de coral, que tinha o maior caranguejo heremita que já tive conhecimento! Era do tamanho de uma lagosta! O caracol era grande, mas ele nem cabia dentro do caracol. Arranquei ele da concha e levei a concha de presente para a Gislayne, que não tinha uma igual.

Na volta, encontrei outro marisco gigante, mas dessa vez, vivo! Retirei ele do fundo de areia onde ele estava encravado, e levei para o barco. Lá, abri e comi as pahuas e dei uma para a Lilian comer, e abri o marisco gigante. Comi somente o músculo que tinha quatro dedos de largura por três de altura. Mais parecia um hambúrguer! Tudo estava uma delicia.

À noite, fomos festejar o aniversario da Gislayne no Beduína, quando combinamos de sair no dia seguinte para o lado oeste de Bora Bora, para fazer suprimento dos barcos e partirmos para Aitutaki no dia seguinte. Assim o fizemos e partimos ontem as 13:30h para Aitutaki.

O mar logo encrespou e levantou até uns três metros de altura com um swell de sueste. O vento esta entre quinze e trinta e cinco nós, quando passam os squalls de chuva, então a passagem esta desconfortável, com o barco sacudindo muito, ondas passando por cima, as vezes muita chuva, o piloto soltando, a gente se ensopando tocando o barco na mão até acertar de novo o piloto, e assim vamos indo, esperando chegar lá entre dia dezenove final da tarde e dia vinte ao raiar do dia.

Dia vinte é aniversario do Hugo, e dia vinte e hum, o meu. Vamos comemorar em Aitutaki.

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com