sábado, setembro 26, 2009

Primeiro dia da travessia entre Aitutaki e Beveridge Reef:

Posição S19 10.059 W161 52.150 25/09/09 16:40h local (UTC -10)
Ontem à noite o vento quase que acabou, então enrolei genoa e risei a mestra no segundo riso, posicionando a mestra mais para o centro do barco para ajudar na estabilização do barco no swell vindo do sudeste. Fomos dormir e dormimos relativamente bem, com exceção de um Pirajá de chuva que passou onde tive que abrir um pouco a mestra para não adernar muito e forçar menos o piloto. Foi um Pirajá muito longo, e percebi que era a frente fria prevista entrando do sul. O vento que estava de nordeste passou para sudeste e o ar esfriou um pouco. Esse era o vento esperado pela previsão, que deve durar até nossa chegada a Beveridge.

As 6:00 da manha, depois de uma noite melhor dormida do que as ultimas sete, levantei para subir todo o pano e aproveitar melhor o vento, que começou fraco, aumentou um pouco durante a manha, e firmou nos quinze a dezoito nós depois do meio dia.

Não esperávamos um vento desses, e nossa travessia esta mais adiantada do que nossa estimativa. Passamos a tarde toda andando acima dos cinco e meio nós. Isso pode reduzir em um dia nossa aterragem em Beveridge, primeiro estimada para dia 29/09 pela manha, e agora parecendo que podemos conseguir chegar ainda com a luz do dia 28/09. Mas, quando se depende do mar e ventos, ainda é muito cedo para saber, e não faz muita diferença. Estamos no mar desde Janeiro de 2009, se ancorados ou navegando não muda muito, nossa casa vai conosco para onde vamos, alias, nós é que vamos com ela, nossa casa e bolha de sobrevivência, aqui no meio do nada, muito longe de qualquer civilização, apenas alguns outros barcos a muitas milhas da gente. O céu, o mar, as nuvens, e o horizonte são só nossos...

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com