sexta-feira, setembro 25, 2009

A caminho de Beveridge Reef:

Posição S18 52.092 W159 56.079 24/09/09 18:33h local (UTC -10)
A noite passada dormimos mal de novo, completando sete dias mal dormidos, três na travessia entre Bora Bora e Aitutaki, mais as quatro noites que passamos em Aitutaki. Não fosse isso, e seria um ótimo lugar para parar. Pacato, boa comida, povo simpático, pequeno, lagunas maravilhosas, água clara, bom de peixe, mas estão faltando duas coisas, algumas poitas fora do atol, mesmo que cobradas por dia de uso, como fazem em Palmerston, e uma manutenção no passe para dar passagem para barcos de até dois metros de calado. Talvez outra seria uma internet sem-fio disponível na área do cais. Tudo isso podia ser cobrado dos barcos que para lá fossem, e geraria fundos suficiente para cobrir os custos e ainda gerar receita.

Resolvemos pular Palmerston e ir para Beveridge Reef, um atol desabitado entre Palmerston e Niue. Dois barcos que estavam em Aitutaki saíram ontem para lá, então vamos nos juntar a eles. Lá vamos entrar dentro do atol, pois o passe é largo e fundo o suficiente para acomodar nossa entrada.

Hoje fizemos a documentação de saída que nos custou NZ$175, um pouco caro pelo que eles oferecem para os veleiros que por aqui passam. Antes de sair, fui ao hospital para que um médico desse uma olhada no ferimento do meu pé quando pisei na farpa do arpão ontem à noite, e aproveitei e tomei a primeira dose da imunização contra tétano. Tenho que tomar mais uma em quinze dias, e uma ultima, seis meses depois. Tem validade por dez anos.

Saímos hoje no final da tarde, pois o vento vai mudar e pode entrar vento de Oeste, o que nos jogaria contra os recifes. O Pajé vem vindo atrás, e o Beduína ficou por estar dentro do atol e não ter problema com nenhum vento. Ele vai nos encontrar em Beveridge Reef. São 458 milhas, indo no rumo 248° Mag. A previsão é para ventos fracos, e estimamos chegar em quatro dias e meio. Estou com todo o pano para cima, mas vou risar a mestra antes de ir dormir. Continuo sem a luz de mastro, usando a luz de steaming.

Acabamos de falar na net dos barcos brasileiros, a 8143 as 5 UTC. Falamos com Canela, Ituska, Beduína, Bicho Vermelho e Pajé. O Canela também está indo para o Beveridge Reef, então vamos nos encontrar. O Ituska está indo para TongaTapu, o Bicho Vermelho já está em Vavau, e se encontrou com a Mariana e o Marcelo do Bicho Papão. Encontraremos com eles em duas semanas.

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com