Chegamos na Malasia
A travessia foi tranqüila, se podemos dizer que andar a seis nós no meio de centenas de navios andando entre onze e vinte nós é ser tranqüilo! O AIS ajuda muito, pois conseguimos saber em quanto tempo vamos nos encontrar com qualquer navio, e a que distancia vamos estar, então toma-se providencias para uma ultrapassagem tranqüila. A parte mais difícil foi atravessar o canal de navegação dos navios, pois para chegar a Singapura tem-se que atravessar o trafego de navios vindo de lá na direção Leste ou Sul. Preferi atravessar a noite, e fiquei de olho no AIS e no visual, esperando em velocidade menor até que vi uma brecha entre os navios vindo de Singapura, aí, acelerei tudo e passei no meio. Cheguei a ficar próximo de alguns navios, e conversei no radio com alguns deles, definindo de que lado iríamos passar. A regra geral é Boreste com Boreste (starbord to starbord), mas se essa regra não puder ser seguida por qualquer razão, negocia-se a forma de passagem ou ultrapassagem.
Nosso único quase acidente foi durante a noite, já na costa da Malásia, navegando entre os navios ancorados e a costa, quando estávamos distraídos com o que parecia ser um navio de dois cascos, tipo um catamaran, e não vimos uma bóia amarela sem iluminação. Quando vi, já estávamos em cima. Pulei para desligar o piloto e minha primeira reação foi virar radical para a esquerda, entre a bóia e o navio, mas ai me ocorreu que a bóia podia ser de uma das muitas ancoras do navio catamaran, então guinei tudo para o direita, e passei por fora, mas muito perto! Ufa! Lembrei-me do incidente da bóia na baia de Santos quando estava fazendo a filmagem para o Shop Tour.
Ancoramos em área de ancoragem sem restrições, do lado que a principio pareciam ser os prédios do centro de Singapura, mas acabaram sendo duas plataformas de perfuração do fundo do mar. O lugar foi ideal, pois entre as duas plataformas e a costa havia uma bóia verde, e sem lugar para outro barco ancorar, então dormimos tranqüilos.
Agora estamos tomando nosso café matinal, e logo sairemos para dar a volta toda em Singapura para chegar em Johor Bahru, onde fica nossa marina, talvez ainda hoje. Se anoitecer, jogo ancora em algum outro lugar.
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At 28/11/2010 09:32 (local) our position was 01°19.90'N 104°07.99'E, our course was 080T and our speed was 0.0.
No dia 28/11/2010 as 09:32 horas (local) nossa posição era 01°19.90'N 104°07.99'E, nosso rumo era 080T e nossa velocidade era 0.0.
Veja nossa posição no Googlemaps
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