domingo, dezembro 05, 2010

Fotos da Indonesia postadas no blog:

No dia seguinte de ancoramos na Malásia pela primeira vez, acordamos cedo com alguém chamando, querendo vender peixe. Quando saí, eles falaram, Bom Dia, em inglês, ao que eu respondi, boa noite, pois eu ainda estava dormindo, e eles se foram, mas, acordado já estava mesmo, então comecei a preparar o barco para continuar com nossa travessia para Johor Bahru, dando a volta completa em Singapura, travessia sem incidentes, logo atracando no píer da marina de Danga Bay. Os QOVOP já estavam por lá e nos ajudaram a atracar o barco. Conforme havia previsto, eles haviam passado a gente enquanto estávamos à deriva na frente de Merapas, e não nos encontrando, procuraram nas duas próximas ancoragens combinadas. Não nos encontrando lá também, aproveitaram o vento que era favorável e seguiram direto para a marina em Johor Bahru na Malásia.
Na segunda fomos pela manha, eu e o Manu, registrar nossa entrada na marina, e a tarde, aos escritórios das autoridades locais para legalizar nossa entrada no país. A marina disponibilizou um carro com motorista para levar-nos aos lugares necessários para os registros do barco e emigração. Recebemos visa de três meses, mas podemos sair para Singapura e voltar no mesmo dia, podendo ficar por mais três meses, então, é tipo que permanência indefinida enquanto quisermos ficar por aqui. Nos custou nada a papelada oficial, alias, não nos custou nada também os serviços de motorista e não vai nos custar nada a nossa permanência na marina! O único custo que vamos ter será o de serviços de tomar conta do barco que ficará sem ninguém a bordo, que deve ficar na ordem de quarenta dólares por mês.
Nesse ponto de custo a Malásia tem sido um paraíso! Fomos a um Shopping Center no centro de Johor, começando a conhecer os preços das coisas por aqui, pois no dia seguinte iríamos para Singapura de ônibus para poder comparar preços, e na volta do shopping não conseguimos um ônibus, então perguntamos para um malásio chinês que estava no estacionamento com uma van, e ele se ofereceu de levar alguns do grupo até a marina, pois todos não cabíamos num único taxi, assim acabamos conhecendo o Randy, que na chegada da marina ainda pagou pelo taxi! Ficamos surpresos e convidamos o Randy para vir conhecer o barco. Alguns dias depois ele apareceu com sua esposa, a Lee, e ficamos bons amigos. Eles tem vindo nos buscar para conhecer vários lugares, como uma cachoeira, um templo budista, uma feira de alimentos locais, e em troca, os convidei para um polvo no Matajusi depois que os garotos do QOVOP se forem. Eles devem partir amanha, e não sei quando nos veremos de novo. Vamos sentir saudades! Eles foram uma das melhores companhias que tivemos até agora.
Preciso comprar alguns equipamentos para o barco, o exaustor do motor que pifou, um filtro Raccor, uma extensão de DC para o GPS da Garmin, mais alguns filtros Yanmar para deixar nas reservas, um rotor da bomba d'água, pois vou trocar e é meu ultimo, enfim, deixar tudo prontinho para partir de novo, quando for a hora, então fomos para Singapura uma vez e iremos outras, procurando pelas partes que preciso, mas nossa primeira tentativa não deu certo. Não encontramos nada do que estávamos procurando. Também, fomos meio que no escuro, sem pesquisas nem planejamento nenhum, achando que era só perguntar e achar, mas não deu certo, então estamos preparando melhor nossa próxima ida, com endereços e confirmações por email das partes que preciso. Mas já deu para perceber que a Malásia é mais em conta que Singapura. Então temos dado preferência para compras na Malásia, mas peças especificas relacionadas ao barco são difíceis de se encontrar em Johor Bahru, então temos que encontrar e comprar em Singapura, nesse ponto, um paraíso para compras.
Já estou preparando o barco para ficar parado um bom tempo além de fazendo algumas manutenções. Uma delas foi trocar o fio da antena de VHF do mastro, e sem surpresas, o fio além de ser muito fino para a distância, ou seja, o estaleiro usou o fio errado, a conexão ainda estava com duas espirais do fio em volta de outros fios, além de estar cortada e emendada a mão, sem solda, somente enrolados os fios e envoltos por fita isolante comum. Hoje já não considero isso como um grande problema, quando encontro algo errado, troco e pronto. No final, sei muito mais hoje do que sabia quando comecei a viagem, e muito por conta de tudo que tive que consertar pela falta de responsabilidade e habilidade do estaleiro que montou meu barco. Depois da troca do fio, meu VHF está pegando navios a vinte milhas de distância, onde antes o máximo era até seis milhas. O mais importante para mim é a solidez do casco e do estaiamento do barco, e essas duas áreas foram aprovadas pelas varias situações pelas quais passamos, que deram o melhor aval sobre o barco, continuamos flutuando...
Já retirei e guardei todas as velas, lavei e lubrifiquei o guincho, e a Lilian já fez limpeza de quase todo o barco por dentro e assim vamos trabalhando na lista enorme de coisas a fazer antes de voar para o Brasil. Nossa passagem esta comprada e vamos voar para São Paulo, partindo de Singapura, no final deste mês.