sábado, outubro 02, 2010

Um dia com muita adrenalina!

Hoje, quando estava fazendo algumas filmagens da armação de velas, do mar, e do barco, notei um pássaro tentando pousar nas placas solares. Uma gaivota de bico azul e patas laranja. Ela errou a aterragem umas três vezes, ate que conseguiu pousar em uma das placas, logo escorregando e caindo em cima do bimini, onde ficou. Nisso, notei pela filmagem, um barco de pesca logo atrás do Matajusi. Em si só isso não era um problema, pois eu já havia passado por eles e estava andando entre oito e dez nós, mas notei que eles faziam um circulo em volta do barco. Acenei com a mão, eles acenaram de volta, e aí pensei em olhar para a frente pára ver se havia outro barco, então assustei de ver entre a genoa e a genaker, que logo na frente do Matajusi, a apenas alguns metros, havia algo que parecia a primeira vista ser um píer de madeira, NO MEIO DO MAR??? Pulei para desligar o piloto automático e virei a proa do barco para não bater naquela, coisa! Consegui evitar a batida, mas passamos a apenas poucos metros do que agora parecia mais ser um caixão de madeira com um monte de cordas amarradas, sendo arrastado, por quem? Pelo barquinho dos pescadores!!!
Na hora o que mais pareceu é que eles haviam posto aquilo na minha frente para eu bater! Mas, porque fariam isso? Será que eles estavam corricando e a linha prendeu naquela coisa, e isso aconteceu bem na frente do Matajusi, como por obra do destino? Não tenho a resposta porque não fiquei por ali para perguntar... mas nisso, ao mesmo tempo que a Lilian tirava fotos de tudo aquilo, a vara correu, com peixe na linha! Ficou o dia inteiro na água e tinha que fisgar um peixe justo naquela hora? Bom, lidamos com o que aparece, então, pus o barco de volta no piloto, e fui trabalhar o peixe, um dourado pequeno, mas o suficiente para umas duas refeições para nós, e mais peixe de sobra para a gaivota no bimini.
Limpei o peixe, guardando algumas muitas sobras para a gaivota, e quando terminei, fui dar de comida na boca para ela, que aceitou com boas maneiras. Não me bicou nenhuma vez! Eu até punha o pedaço de peixe na minha palma da mão e deixava ela pegar com o bico.
Depois, quando tudo acalmou, almoçamos uma lasanha de berinjela feita na hora, e fomos analisar as fotos, aumentando para ver mais detalhes. Temos a foto nítida do caixão. Quando postar, vamos ver quem da a melhor definição do que seria aquilo! Começamos pela minha! Um japonês, fugindo de alguma ilha por aqui durante a segunda guerra mundial, construiu um caixão que boiava, e se lançou ao mar, estando ainda vivo, comendo os peixinhos e pássaros que estavam por perto. Acho que estou lendo muito livro de sobrevivência no mar! Mas, aguardo outras sugestões...
A Lilian perguntou, "porque essas coisas só acontecem com a gente?"
-----
At 1/10/2010 10:04 (local) our position was 10°50.12'S 124°59.21'E, our course was 260T and our speed was 6.5.
No dia 1/10/2010 as 10:04 horas (local) nossa posição era 10°50.12'S 124°59.21'E, nosso curso era 260T e nossa velocidade era 6.5.
----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com/