quinta-feira, outubro 28, 2010

Terremotos, Tsunamis, Vulcões...

Ontem começamos a receber várias mensagens expressando preocupação com a nossa segurança na Indonésia, dados as noticias do terremoto com tsunami em Sumatra e do vulcão em erupção em Java. Por aqui não tivemos muitas noticias desses incidentes, e agradecemos as informações recebidas por email.
Como estamos do lado Norte dessas ilhas, estamos a salvo desses incidentes que tendem a acontecer mais do lado sul, portanto não vimos ou sentimos qualquer interferência por conta desses incidentes.
Acabamos levantando ancora da ancoragem em Singaraja, e navegamos algumas poucas milhas até a praia turística de Lovina. Na chegada, sem conhecer o passe entre os recifes, fiquei a boa distancia da costa tentando identificar o que eu via na costa com o que eu via na carta náutica. Nisso, um pescador se aproximou e ofereceu para nos guiar ate a ancoragem, o que aceitei aliviado.
Ancoramos em seis metros de profundidade, em fundo de areia vulcânica, com cinquenta metros de corrente. Logo após a ancoragem, entrou chuva com vento forte, acima dos vinte e cinco nós, e mexeu na ancoragem inteira, formando ondas e balançando muito o barco. Aguardamos ate a coisa amançar, e fomos para terra a remo. Chegando na praia, tivemos um trabalhinho para evitar capotar nas ondas que ainda estavam quebrando na praia, e virei o bote de frente para as ondas, remando para trás, para melhorar nossas chances de chegar em terra secos.
Caminhamos bastante, explorando essa área, cheia de lojinhas, bares, restaurantes, e vendedores ambulantes, que, coitados, fora de temporada e sem turistas, ficam todos desesperados tentando vender alguma coisa para os poucos turistas que estão por aqui. Aproveitamos para sacar um pouco mais de rupias (dinheiro da Indonésia, US$1 = RP$8.600) de um ATM local, e fomos localizar um SPA. Passamos por vários antes da Lilian aprovar um para usarmos, eu para um corte de cabelo e uma massagem no corpo inteiro, e ela para um tratamento de beleza e também massagem no corpo inteiro. Saímos do SPA renovados, procurando por um restaurante para jantarmos. Depois de muita caminhada, acabamos escolhendo um com musica ao vivo. Comi um belo filé apimentado e a Lilian um frango com molho de cogumelos, antes de retornarmos ao Matajusi para dormir.
No dia seguinte, chegou o QOVOP, retornando da ancoragem mais ao Norte que eles haviam ido, pois lá se cobrava até para ancorar. Agora, juntos novamente, fomos para terra para passear, fazer um pouco de internet, e negociar o aluguel de motinhos para outros passeios pela área.
Quando retornamos aos barcos depois da janta, o QOVOP cheirava queimado! Examinando o problema, o carregador do computador deles queimou, e agora estamos trabalhando em soluções para esse problema, pois eles usam somente o computador para as travessias. Vamos tentar algumas cirurgias nos aparelhos elétricos de bordo...
-----
At 27/10/2010 12:00 (local) our position was 08°09.61'S 115°01.35'E, our course was 068T and our speed was 0.1.
No dia 27/10/2010 as 12:00 horas (local) nossa posição era 08°09.61'S 115°01.35'E, nosso curso era 068T e nossa velocidade era 0.1.
----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com/