domingo, outubro 31, 2010

Lovina Beach, Norte Bali:

Temos ficado mais tempo em Lovina Bech, Norte Bali, por uma serie de razões. O Batista foi levar a Julie para o aeroporto em Java e estamos esperando ele voltar, e o William esta gripado então também estamos aguardando ele apresentar melhoras para eliminar a possibilidade de Dengue ou outra doença fácil de se contrair por mordida de mosquitos. Outro problema é que o vento esta quase nulo. Estamos esperando pela entrada de vento, conforme previsão local, para zarparmos na direção da Malásia. O Matajusi tem autonomia para ir até a Malásia ajudando no motor, mas o QOVOP não tem tanta reserva de diesel e não sabemos se vamos conseguir carregar com diesel pelo caminho, então dependemos um pouco do vento ajudar.
Enquanto esperamos, continuamos explorando essa área de Bali, e ontem, novamente, alugamos motinhos (US$3.00/dia) e fomos conhecer pela primeira vez um templo Budista. Interessante como me senti em paz nas imediações desse templo.
De lá fomos para uma fonte térmica de água vulcânica onde passei boa parte do tempo fazendo massagem debaixo de um jato de água quente, pois me deu uma inflamação na cervical como há tempos não tinha. Talvez tenha dormido de mau jeito...
Depois fomos até uma fazenda de perolas onde comprei algumas para os presentes de Natal. Aqui eles não produzem as perolas negras como encontramos em Apataki, as perolas são de tons diferentes de branco.
Aproveito para falar da documentação necessária para se navegar na Indonésia. O mais importante é um documento chamado de CAIT. Sem ele você não pode nem chegar na Indonésia. Esse documento tem a lista da tripulação além de todos os lugares por onde o barco vai ancorar. É preciso também um visto, que em alguns lugares pode ser obtido quando se chega, mas na maioria dos lugares, é preciso já ter o visto antes de se chegar. Alem do CAIT e do visto, é preciso ter uma carta de um "sponsor" que alega que você só vai passar pela Indonésia de barco, sem ficar ou deixar o barco na Indonésia. O CAIT é preparado por agentes especializados, alguns recomendados no NoonSite do Jimmy Cornell. Eles também organizam os vistos e a carta, que devem ser pegos em algum consulado ou embaixada da Indonésia por onde se passa antes de chegar à Indonésia. O visto que se consegue na chegada, sem se passar pela embaixada, e somente em poucos lugares, Bali sendo um, só tem validade por trinta dias e não é renovável, se bem que ouvi dizer que se consegue renovar por mais trinta dias no aeroporto de Bali, e o visto tirado na embaixada tem validade de sessenta dias. Na chegada tem-se que fazer Harbor Master, Quarentine, Customs, Emigration, and Navy, e na saída os mesmos, mas finalizando com o Harbor Master.
A vida em Bali é razoavelmente barata, podendo-se comer uma refeição entre hum e quarenta dólares, sendo que a media fica entre os quinze e vinte dólares.
Em Bali existe algum tipo de bactéria que afeta a todos que chegam a Bali, chamada de Bali Belly, ou barriga de Bali. Dos vinte e poucos dias que estamos em Bali, eu fiquei com desarranjos mais de noventa por cento do tempo. Todas as vezes que comi peixe, mesmo os que eu mesmo pesquei, fiquei com desarranjo, o mesmo não acontecendo quando como carne em restaurantes. Tenho praticamente vivido de arroz e batata!
O povo dos lugares por onde já passamos é muito simpático e não sentimos qualquer descriminação desde que chegamos. Até agora já passamos por Bali e Lombok, somente nas ilhas Gili, ambos lugares muito acostumados com turistas. Daqui para a frente, a caminho da Malásia, vamos passar por lugares pouco visitados por turistas mas, tendo conhecido o povo de Bali e Lombok, nossa expectativa é boa, além do mais, o pessoal do QOVOP já praticamente domina a língua nativa da Indonésia, ajudando bastante na comunicação, pois poucos por aqui falam ou entendem inglês...
-----
At 29/10/2010 12:30 (local) our position was 08°09.57'S 115°01.35'E, our course was 062T and our speed was 0.0.
No dia 29/10/2010 as 12:30 horas (local) nossa posição era 08°09.57'S 115°01.35'E, nosso curso era 062T e nossa velocidade era 0.0.
----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com/