sábado, outubro 02, 2010

Mais tres dias e chegamos a Bali:

Por enquanto o Indico tem nos tratado muito bem! Ventos fracos mas com mar calmo. Fora o óleo esparramado na água, que desconfio seja de uma plataforma Australiana e eles estão quietinhos sobre isso, pois escrevi para eles e não obtive nem um obrigado, a água do Indico é claríssima. Não do mesmo tom roxo da água do Atlantico e Pacifico, mais clara. Ainda não mergulhei para ver como é debaixo d'água. Alias, uma grande diferença entre o Pacifico e o Indico, no Pacifico paramos muito mais e mergulhamos e passeamos em terra mais frequentemente. Já no Indico as distancias são muito grandes, e a janela de tempo parta ficar por aqui antes dos ciclones chegarem, pequena, então temos que ir voando de um lugar para outro. Só de pensar que dos últimos vinte e um dias, passamos dezoito dias velejando e somente três dias em terra...
Estamos nos divertindo com a Genaker (balão)! Agora que nos acostumamos com ela, vai ser usada até desgastar, pois os ventos por onde passamos entram na maioria pela popa, o uso ideal para um balão. Tenho ele montado junto com a genoa, e estamos navegando na metade da velocidade do vento, que tem variado entre dez e vinte nós, assim vamos passando mais e mais água pela proa. Fico testando o posicionamento das escôtas e o ajuste do ângulo do vento para ir conhecendo melhor a genaker. Vai ser interessante poder conversar com algum amigo regateiro depois e comparar esses conhecimentos com os dele.
Outro dia, a Lilian tirou um atum congelado da geladeira, e só de olhar, eu fui pescar... e logo em seguida estava com outro atum menor na linha. Trouxe o peixe para bordo, limpei e preparei metade em sashimi, e a outra metade fiz quatro sushis. Tudo muito gostoso. O tamanho ideal de um peixe é aquele que você consegue consumir sem congelar. Foi esse o caso desse atum.
Já no dia seguinte, ela fez o atum congelado com cuscus, para comer com uma moranga, e ficou uma delicia! Cuscus de atum na moranga, vai entrar pára o cardápio do barco!
Tivemos alguns encontros com pescadores, que acho, por curiosidade, sempre se aproximam da gente, o que nos põe a correr para montar mais velas e ajudar no motor para não permitir a aproximação deles. Nessas horas a adrenalina corre solta! À noite, quando tem pescadores por perto, velejo no escuro e passo a boa distancia deles. Uma para evitar redes e long-lines que eles podem ter na água, mas também para não ter que correr se eles resolverem chegar perto.
Nossos amigos do Qovop já estão velejando dentro da Indonésia, mas eles vão parar em Komodo, a ilha dos dragões de komodo, e nós estamos indo direto para Bali, então devemos chegar lá uns dias na frente deles. Vai ser bom estarmos com eles de novo.
Na área de manutenções, parou de funcionar o exaustor do compartimento do motor, então primeiro desmontei o blower (exaustor), limpando e lubrificando ele, e testando para ver se funcionava bem. Funcionou, então fui ver as conexões elétricas e encontrei o interruptor do exaustor com problema, não segurava mais, então troquei por outro que tinha de reserva no barco e tudo funcionando bem agora.
Estávamos com problemas na sonda, que hora funcionava, hora não funcionava, mas o pior é que ficava dando alarme a noite e a gente tem que ir ver, pois pode ser do radar. Depois de varias trocas de email com o William da Marine Express, fui trabalhar em todas as conexões do SeaTalk, abrindo, limpando e lubrificando com Corrosion X, e, depois que limpei todas as conexões do E80 e dos relógios de vento, piloto e sonda, parou de dar problema...
Que bom, barco bom, mar bom, vento bom, tempo bom, comida boa, companhia boa, êta vida boa!!! Se melhorar, estraga!
-----
At 1/10/2010 10:04 (local) our position was 10°50.12'S 124°59.21'E, our course was 260T and our speed was 6.5.
No dia 1/10/2010 as 10:04 horas (local) nossa posição era 10°50.12'S 124°59.21'E, nosso curso era 260T e nossa velocidade era 6.5.
----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com