quinta-feira, outubro 21, 2010

As ilhas Gili, de Lombok:

Nos preparamos para zarpar na madrugada do dia dezenove, com destino as Ilhas Gili em Lombok, uma ilha a Leste de Bali. O QOVOP zarpou umas dez da noite, pois eles são mais lentos e não usam tanto o motor, e nós programamos para zarpar as cinco e meia da manha. Quando deu o alarme, resolvi não sair ate de manha, pois a Lilian passou mal a noite toda e queria dar um tempo para saber se ela iria ficar bem para a travessia estimada de doze horas. Acabamos zarpando as nove e meia da manha, e tivemos vento e corrente a favor em toda travessia, amarrando em poita na Ilha Gili Air, a mais próxima de Lombok, as cinco da tarde, com tempo para um mergulho nos corais na frente da ilha que renderam um polvo e dois peixes locais, que usei para preparar um pirão. Comemos todos no Matajusi, com os QOVOP fazendo o arroz e uma mistura de vegetais.
No dia seguinte saímos para explorar a ilha, uma área freqüentada por mergulhadores de cilindro, com muitos barcos de mergulho e hotéis especializados em mergulho, incluindo piscina para cursos de scuba. Algumas coisas interessantes são as carrocinhas a cavalo, usadas para transportar os turistas por volta da ilha, e um restaurante que tinha uma placa confirmando que havia cogumelos (alucinógenos) disponíveis!
A tarde os QOVOP foram para um mergulho, e eu fiquei para limpar o casco, conferir hélice, rabeta e leme do Matajusi. O leme continua com um pequeno movimento lateral, mas que não aumentou desde a ultima vez que chequei. Enquanto limpava o casco, apareceu um cardume de cirurgiões grandes e aproveitei para garantir o sushi da noite. Os QOVOP voltaram com mais peixe e organizamos outra janta no Matajusi, pois tem o cock-pit maior, que acomoda o grupo todo. Eu preparei sushi de peixe frito no shoyo e tarê, com cebolinha, semente de gergelim, pepino e wasabi, enquanto a Lilian preparava uma sopa de missô com caldo de barbatana de peixe. Os QOVOP prepararam um sushi de peixe cru com cenoura, completando nossa janta comunal, que estava uma delícia! Enfim, vivendo bem, com bons amigos a nossa volta, comendo bem, curtindo esses novos lugares, com seus povos, costumes, religião e gostos diferentes dos nossos, mantendo sempre a nossa boa qualidade de vida...
Amanha devemos partir rumo a Singapura, parando no caminho para deixar a Julie, namorada do Batista, uma francesa que mora da Nova Zelândia. Nosso plano é ir parando pelo caminho e conhecendo novos lugares da Indonésia.
-----
At 21/10/2010 11:19 (local) our position was 08°21.91'S 116°04.98'E, our course was 186T and our speed was 0.1.
No dia 21/10/2010 as 11:19 horas (local) nossa posição era 08°21.91'S 116°04.98'E, nosso curso era 186T e nossa velocidade era 0.1.
----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com
Veja a informação do local onde estamos no Google Maps