sexta-feira, julho 02, 2010

Terceiro dia da travessia para Tana, Vanuatu

Não chegamos a completar o terceiro dia, pois as 10:30h jogamos ancora na baia de Port Resolution. Travessia difícil nos últimos dois dias, com ventos fortes e mar grosso e alto. Ontem a noite, reduzi mais as velas para não chegar muito cedo.
A chegada é única, pois vemos o vulcão Yasúr em erupção o tempo todo. Nossa primeira visão de um vulcão ativo verdadeiro, em erupção! Magnífico! Amanha vamos visitar a cratera em erupção. Já vimos algumas fotos, pois quando chegamos nos surpreendemos de ver o Caminata do Roberto e da Carmem, amigos nossos da Nova Zelandia, ancorados na baia, que só tem nossos dois barcos, e eles nos convidaram para almoçar e nos mostraram fotos tiradas ontem a noite da cratera. Disseram que o barulho das erupções é de dar arrepios no corpo de tão poderoso e forte. Vamos ver amanhã.
Depois do almoço nos dirigimos para a aldeia em terra e conhecemos vários dos nativos locais. Eles são extremamente simpáticos e dóceis, os mais que já encontramos pelo nosso caminho. São conhecidos por ficarem analisando as nossas fisionomias e sinais, e nos interpretarem dessa forma. Eles gostam de pessoas simpáticas e sinceras.
Na aldeia soubemos que eles iam assistir o jogo do Brasil amanhã as 1:30h da madrugada e nos convidaram para assistir com eles. Tem somente uma televisão entre varias aldeias desse lado da ilha, e todas as aldeias vem assistir nessa única televisão. Vai ser uma experiência única, para nós e para eles, que nunca tiveram um casal brasileiro assistindo uma copa do mundo com eles. Nós somos a atração do dia!
Perguntamos o que podíamos levar e o Stanley, um dos mais velhos e nosso anfitrião, disse que podíamos levar algo típico brasileiro. Perguntei se eles tinham banana bem madura, que logo encontraram e estou fazendo um doce de banana com açúcar e canela para levar. Não vai dar para todos, pois vão ter mais de setenta pessoas na casa com a única televisão, mas alguns vão se deliciar com a minha formula caseira de cozinhar bananas...
-----
At 2/7/2010 19:10 (local) our position was 19°31.55'S 169°29.75'E, our course was 232T and our speed was 0.1.
No dia 2/7/2010 as 19:10 horas (local) nossa posição era 19°31.55'S 169°29.75'E, nosso curso era 232T e nossa velocidade era 0.1.
----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com