quinta-feira, julho 01, 2010

Segundo dia da travessia para Tana, Vanuatu

Fizemos cento e cinqüenta e seis milhas hoje, com mar grosso, vento forte e um vazamento na cabine da frente que não consigo localizar de onde vem. Molha lençol, colchões, entra água para as cavernas, e dá um trabalho danado limpar tudo depois... Hum...
Estou preocupado com a genoa, pois tive que ir para frente com tempo bravo para buscar a escota da genoa que soltou e enrolou na outra, e reparei em um corte na testa da vela causado pela maquina que o Charles da veleria WaiveSailsNZ usou para fazer uma costura sem pé nem cabeça na bolsa dos cabos que ficam na testa para facilitar enrolar a vela. A marca é paralela e do mesmo tamanho que a costura. Tenho que fazer um remendo mas o mar esta muito grosso e não consigo, e tem perigo da vela estourar ali. Ninguém merece uma porcaria irresponsável dessas! Informei ao Noon Site para prevenir outros cruzeiristas desavisados sobre os serviços prestados pelo Charles, e aí tomei o maior sermão do Comandante Sombra, que copiou vários cruzeiristas brasileiros nos sermões dele. Não entendi o interesse do Sombra nessa questão, mesmo porque, eu o havia copiado nas fotos dos problemas criados pelo Charles . Teria preferido que ele tivesse tido a menor consideração pelos problemas que estou enfrentando com as irresponsabilidades do Charles com as minhas velas, mas, c´est la vie...
Hoje tivemos um encontro interessante no mar, pelo AIS notei um navio de guerra da Nova Zelandia, o ZMCR, parado bem na minha rota. Confesso que cheguei a pensar que fosse o Charles que havia mandado os mariners me pegar (rsrsrs...)! Estávamos praticamente em rota de colisão, com um CPA (menor distancia de aproximação) de menos de 0.2 milhas em cinqüenta minutos. Chamei-o pelo radio, usando o call sign dele, registrado no AIS. Na primeira chamada ele não respondeu... fico imaginando a correria a bordo, eles serem chamados pelo call sign por um barco civil, sem antes terem identificado um barco se aproximando! Chamei a segunda vez depois de um minuto, obedecendo criteriosamente as regras de comunicação marítimas e essa vez eles responderam. Avisei da minha aproximação, que estávamos praticamente em rota de colisão, e pedi instrução deles, pois desconhecia a razão deles estarem ali, parecendo fazer algum salvamento no mar, ou treinamento dos pilotos de helicópteros nesse procedimento. O operador de radio que respondeu disse não poder passar essa informação e que ia consultar o Master dele. Depois de alguns minutos outra voz, dessa vez bem mais autoritária, entrou na freqüência e disse que eu não precisaria mudar meu curso, que eles iriam tomar todas as iniciativas de ficarem fora da minha rota. Eu ainda sugeri que poderia mudar meu curso caso eles estivessem em operação de salvamento ou treinamento, mas ele secamente informou novamente que eu seguisse meu curso.
Quando nos aproximamos bastante, já na sua proa, ele me chamou novamente, dizendo ser uma chamada de cortesia, se desculpando por ter criado uma preocupação a bordo. Agradeci e continuei tocando o barco na mão, pois as ondas estavam muito altas e com algum risco de virarem o barco, pelo curso paralelo que estávamos tomando. Depois da capotada do Vagabond, do Cristiano, fiquei mais preocupado com capotar em mar grosso.
Agora é de noite, o vento deu uma refrescada e o mar ficou um pouco mais navegável. Nas primeiras horas da madrugada, devemos estar vendo já as erupções.
Estimo chegar a Port Resolution em Tana amanha cedo, e, na chegada, se der sorte, ter um festival de fogos de artifício reais, saídos da boca do vulcão em erupção na ilha.
Quero dar os parabéns pelo aniversario da minha querida prima Sandra Diniz!!! Como estou um dia na frente, sou o primeiro a dar os parabéns para ela!
-----
At 1/7/2010 08:51 (utc) our position was 19°11.80'S 171°01.86'E

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com