terça-feira, julho 06, 2010

Galinha selvagem para a janta.

Passamos a manha lavando o barco para tirar a areia negra do vulcão que caiu em cima da gente quando o vento mudou ontem. Quando já estávamos terminando, chegou o Tom, um nativo que havia combinado uma caçada comigo hoje. Dei para ele a kava e o amendoim que eu havia comprado a seu pedido e ele pediu se eu podia consertar o gerador deles em terra. Disse que faria o que podia, mas que não entendia da parte elétrica do gerador. De qualquer forma, levei algumas ferramentas e meu medidor de eletricidade, além do meu arco e seis flechas.
Chegando na sua aldeia, trabalhei um pouco no gerador, e consegui fazê-lo funcionar, mas não estava gerando o que devia, uma área que desconheço. De qualquer forma, já dava para carregar o celular deles, então ficaram todos contentes comigo, e fomos à caçada da galinha selvagem.
Um grupo de uns seis garotos nos acompanharam, pois todos queriam ver como funcionava esse meu arco e flecha. Logo eles cercaram uma galinha e um galo e o Tom me fez sinal para atirar na galinha. Armei, puxei, mirei e atirei, e, ninguém ficou mais surpreso do que eu ao ver a flecha atravessar a galinha bem no meio. Ela ainda saiu correndo pela floresta com a flecha atravessada, e os garotos todos atrás dela. Logo retornaram com ela já morta. Pedi para uma nativa tirar as penas e limpar, com todos já muito impressionados com a minha destreza no arco, inclusive eu mesmo!
Depois, o Tom me desafiou para um tiro ao alvo com o arco e flecha dele, um nativo com flechas bem longas, com ponta em arames feitos tridentes de caçar rans. Pusemos um mamão verde a uns vinte e cinco metros, e atirei primeiro, acertando a hum centímetro do mamão. Ele atirou e passou por cima. Depois ele me pediu para mostrar até onde ia a minha flecha, então sugeri atirar para cima, assim poderíamos ver ate onde ia e cairia por perto. A flecha subiu muito, pegou um ventinho e andou um pouco, indo cair dentro da mata, e lá fomos todos nós procurar por ela. Assim passamos boa parte da tarde, até que um dos garotos a encontrou.
Aí tentei um tiro a uns trinta metros do mamão verde no meio da clareira, e, de novo, ninguém mais surpreso do que eu de ver a flecha bem no meio do mamão!
Retornei ao barco, acabei de limpar a galinha, preparei na panela de pressão e convidei o Jean e a Marcia do Too Much para vir jantarem conosco. Estava uma delicia...
Para amanha, vamos percorrer a floresta a procura de porcos selvagens e mais galinhas. Pedi para o Tom me levar até a colônia dos morcegos gigantes, pois sempre tive vontade de ver uma. Vou levar a maquina e tirar algumas fotos.
-----
At 6/7/2010 22:57 (local) our position was 19°31.55'S 169°29.72'E, our course was 013T and our speed was 0.0.
No dia 6/7/2010 as 22:57 horas (local) nossa posição era 19°31.55'S 169°29.72'E, nosso curso era 013T e nossa velocidade era 0.0.
----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com/