segunda-feira, julho 05, 2010

Lenakel e o vulcao Yansur:

Levantamos as seis horas da manhã para nos prepararmos para ir para terra pegar a caminhonete que nos levaria para Lenakel, e fomos surpreendidos pela poeira negra vulcânica que cobria nosso barco! Em algum momento durante a noite o vento deu uma mudada e a poeira do vulcão caiu em cima da gente! Vai Dara trabalho limpar tudo isso...
Saímos as sete horas da manhã para Lenakel, sentados em tabuas de madeira, na caçamba aberta de uma caminhonete de cabine simples. Fomos em seis cruzeiristas mais nove nativos da aldeia próxima á baia. Com um dos pneus traseiros baixo, e sem estepe, foram duas horas de trilhas entre florestas, montanhas, e a área de lava do pé do vulcão. Avisados, levamos uma almofada do cockpit do barco para amortecer os choques.
Em uma área de muito verde, o vulcão se sobressai pela aridez e cor quase negra do seu cume e área a sua volta. Percebe-se a trilha de lavas maiores, que rolaram pela costa do vulcão.
Lenakel é uma vila muito simples, que se não se prestar atenção, passamos sem notar que havíamos passado. Chegando lá, fomos primeiro ao banco para trocar US$ por Vatu, a moeda local (+-1US$ / 100 Vatu). Depois fomos fazer a entrada e emigração em Vanuatu (+-100US$), uma casinha pequena no meio da vila pequena, mas com uma enorme foto do Ronaldinho Gaucho! Da Emigração seguimos a pé para o mercado, que era um apanhado de gente vendendo seus produtos debaixo de uma arvore Banian centenária. Compramos amendoins crus, alface, rabanetes, um tipo de couve, muitas mexericas, e um apanhado da kava local que dizem ser muito forte. Kava é uma raiz entorpecente que os homens mascam em áreas reservadas somente para homens. Mulheres são proibidas de experimentar kava. Vou experimentar depois e usar para dar de presente para os nativos que vão se tornando nossos amigos. Com exceção da kava, que custa mais caro, quase tudo que compramos vem em pacotes equivalentes a cem Vatu. A kava foi quatrocentos.
Almoçamos em um pequeno restaurante local que tinha dois pratos a escolher, um ensopado de carne moída ou um frango com curry, ambos servidos com um arroz no vapor e uma saladinha de alface e já fomos instruídos para montar de volta na caminhonete para retornar para a aldeia, pensávamos, mas na verdade, estávamos com metade do time de futebol local, conhecidos por serem os campeões da ilha, e eles tinham uma partida de futebol oficial do campeonato da ilha em um campo de futebol em uma aldeia no meio do caminho de volta. Sem nos avisar, eles pararam, trocaram a roupa pelo uniforme azul do time, e entraram em um campo de futebol já com um monte de nativos sentados em volta para assistir o jogo, que acabou 2 x 1, e o nosso time perdeu! Esperamos as três horas normais de uma partida de futebol, assistindo o jogo e torcendo para o nosso time.
Acabado o jogo, negociamos a visita ao vulcão na volta para a aldeia, o que não foi muito fácil, pois eles tinham um encontro com a kava e iriam se atrasar, mas, no fim, conseguimos parar e subir no vulcão. Subimos de carro por uma picada cortada, imagino, de quando em quando, na encosta do vulcão. Como aqui os ventos são predominantemente os alísios (SE), em geral, o vento força a lava e poeira vulcânica para o norte-oeste, então é mais ou menos previsível a direção onde a lava e poeira vão cair, e subimos pelo lado oposto.
Sem qualquer tipo de estrutura, subimos até onde dava para o carro ir, e de lá seguimos a pé. Alguns pararam em uma área com umas barreiras de pedra para cortar o vento, que sopra forte, e outros seguiram encosta acima até a boca da cratera, o nosso caso. Eu procurei ainda por uma área onde a fumaça e poeira vulcânica não atrapalhassem as fotos das explosões vulcânicas que acontecem a cada alguns minutos, algumas, lançando lavas incandescentes bem acima das nossas cabeças, que são empurradas pelo vento e caem de volta dentro da cratera ou do lado norte do vulcão. È uma verdadeira demonstração das forças poderosas da natureza! Magnífico, esplendoroso, arrepiante, coincidentemente, no dia quatro de junho nos Estados Unidos, conhecido pelos fogos de artifício que comemoram a independência daquele pais.
Depois de muitas explosões e fotos, retornamos à caminhonete para a viagem de volta à aldeia e nossos barcos, cobertos de poeira vulcânica, negra, para nos recordamos do que já havíamos visto.
-----
At 4/7/2010 20:16 (local) our position was 19°31.56'S 169°29.73'E, our course was 109T and our speed was 0.1.
No dia 4/7/2010 as 20:16 horas (local) nossa posição era 19°31.56'S 169°29.73'E, nosso curso era 109T e nossa velocidade era 0.1.