domingo, julho 04, 2010

Port Resolution, Tana, Vanuatu.

Desde criança que Vanuatu me interessa, e finalmente, aqui estou. Vou descrever um pouco por aqui. Estamos em uma baia de frente para o norte, ancorado com duas ancoras, a principal na proa e uma fortress na popa, para manter o barco de frente para o swell, que vem da entrada da baia. Estamos basicamente no pé do vulcão Yasur, donde vemos água fervendo descendo da floresta e caindo no mar. Em algumas poças que se formam, os nativos cozinham, principalmente bananas, que eles prendem ao fundo da poça com pedras. De onde estamos vemos a fumaça do vulcão, que não para 24h por dia. Essa área é pura floresta, e no final da tarde vemos uma revoada de fruit-bats, aqueles morcegos gigantes que comem fruta. Alguns nativos comem esses morcegos e o Tom, um nativo que conheci hoje, me ofereceu um para comer, que eu declinei. Mas, aceitei ir caçar com ele na terça-feira e vou explorar as florestas aqui por perto. Quero ver se consigo chegar nos poleiros dos morcegos gigantes pois sempre tive vontade de ver uma colónia de perto.
Ao sul da baia, fica o Iate Clube, uma área que foi construída para acomodar os velejadores que por aqui chegam. Tem algumas tendas e uma choupana maior com algumas mesas.
Estamos rodeados por varias aldeias, e o interessante é que os nativos parecem se ajuntar pela língua que falam, se inglês ou francês. Hoje passamos por uma vila grande, onde a parte sul fala francês e a parte norte fala inglês. Muito interessante.
A água da baia parece ser mais quente, talvez por efeito da proximidade com o vulcão, ou mesmo por receber vários riachos com água de quente a fervendo que desce pela floresta, deixando um rastro de vapor que pode ser visto de longe.
Ontem quando navegávamos pela baia de bote visitando as termas, rumamos para o lado oeste da baia, o fundo dela, e fomos ouvindo como se fosse alguém praticando saxofone, só que tocando somente três notas graves um tipo de tu tuu tu tuuu tu tuu tu tuuu, a medida que fomos chegando mais próximo o som foi ficando mais alto. Não dava para perceber exatamente de onde vinha. Quando chegamos à praia, o Roberto do Caminata perguntou em francês para uma nativa que estava por lá e ela disse ser a cerimônia de circuncisão dos garotos das aldeias próximas. Nisso vimos os garotos na pedras, nus, com alguns homens mais velhos acompanhando. Soubemos depois que essa cerimônia dura vários dias e, durante o dia de hoje, ouvimos varias vezes esse mesmo som, por varias áreas da baia. O som é feito por homens e garotos soprando caracóis grandes de tamanhos diferente, por isso as três notas. Cada tocador toca na sua vez, formando a musica de três notas que ouvimos.
Os nativos são muito simpáticos, e todos te cumprimentam, até as crianças. Quando eles querem, te oferecem frutas como presentes, e vc não tem que retribuir. Hoje pedi para o Tom se ele tinha abacates, e ele foi buscar quatro abacates em terra. Trouxe também um palmito de coqueiro que eu havia pedido para ele, e fizemos refogado para o almoço, acompanhado de purê de batata doce e postas da coxa traseira da cabra que cacei, que estavam uma delicia.
Amanha vamos cedo de pick-up para Lenakel, a cidade principal de Tana. Vamos fazer compras e trocar moeda, para ter como pagar pelos serviços de transporte e visita ao parque onde fica o vulcão.
-----
At 4/7/2010 19:31 (local) our position was 19°31.56'S 169°29.73'E, our course was 021T and our speed was 0.1.
No dia 4/7/2010 as 19:31 horas (local) nossa posição era 19°31.56'S 169°29.73'E, nosso curso era 021T e nossa velocidade era 0.1.
----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com/