sábado, julho 17, 2010

Port Vila, Efate, Vanuatu:

Antes de sairmos para Port Vila, limpamos o barco inteiro, pois o vulcão tinha, de novo, vomitado lava em pó em cima da gente. O barco fica completamente negro. A lava em pó entra em todos os lugares. Acho que vamos ficar limpando o barco uns meses antes de tê-lo limpo novamente. Alem disso, o sereno mistura com a lava em pó e deixa manchas, que só vão sair na próxima polida do deck.
Velejamos para fora da baia de Port Resolution as nove e meia da manha, e abri mais a rota noroeste que preparei para seguir, pois víamos a fumaça do vulcão no ar por muitas minhas para fora da área de Tana. Mesmo assim, pegamos mais lava em pó pelo caminho.
Um vento entre quinze e vinte nós soprava de sudoeste e ficava zero de popa, uma armação de velas sempre mais complicada. Armei em asa de pombo e assim fomos. O problema com essa armação de velas é o sacolejo, que somado ao swell alto que estava vindo pelo sudoeste, fazia o barco se mexer de um lado para o outro sem parar. Acabei percebendo que poderia marear com essa condição e tomei um stugeron só para garantir., pois estávamos navegando perto da costa, com corrente, vento e swell fortes. Fiquei menos preocupado depois que passamos por Erromango, pois depois dessa ilha, tínhamos mar aberto até Efate. Preparei o barco para a noite, com somente a trinqueta e a mestra no riso três, e mesmo assim íamos perto dos sete nós, e fui dormir.
Durante a noite levantei algumas vezes para ajustar velas e conferir rota e condições, com a Lilian fazendo os turnos de vigia de hora em hora. As cinco da manha, com a aproximação de terra, levantei e fiquei de vigia até aterrarmos em Port Vila, as 9:30 da manha.
No meio do caminho a geladeira nova parou, e la fui eu de novo tentar tudo que sei e mais um pouco para fazê-la funcionar novamente. Para tirar a duvida da instalação feita pelo eletricista, fiz uma ligação direta, eliminando o interruptor do painel, para ver se ele não estava roubando amperagem. Não funcionando, fiz uma ligação direta da bateria, usando fio de grosso calibre. Essa funcionou um pouquinho. Determinei que o problema deveria estar no modulo de controle, e pedi dois novos da Nova Zelândia, via o Bob da Cater Marine em Opua, e estamos esperando eles chegarem para eu finalizar a geladeira e partirmos para as ilhas do norte de Vanuatu. Já decidimos que se não funcionar, ficamos sem geladeira e partimos para continuar com nossa rota planejada.
Enquanto esperamos, usamos internet, comemos fora muitas vezes, vamos visitar museus e o que mais a cidade oferece, e estou organizando uma caçada ao porco selvagem com uns nativos de uma aldeia no meio da ilha. Vendi meu AIS antigo para o Brian do Second Wings, um cruzeirista Australiano, militar aposentado, e coincidentemente foi o campeão de arco e flecha da Austrália, então estou aprendendo muito com ele, e vamos juntos nessa próxima caçada.
-----
At 17/7/2010 13:50 (local) our position was 17°44.67'S 168°18.73'E, our course was 136T and our speed was 0.0.
No dia 17/7/2010 as 13:50 horas (local) nossa posição era 17°44.67'S 168°18.73'E, nosso curso era 136T e nossa velocidade era 0.0.
----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com/