quinta-feira, setembro 09, 2010

Solas, a capital de Vanua Lava:

Depois do fim das festividades ficamos mais uns dias esperando o vento e o mar acalmarem, com isso não acontecendo, tivemos que ir a pé para Solas, a Capital de Vanua Lava e ultimo porto de saída, para fazer os papeis de saída de Vanuatu. Foram mais de vinte quilômetros de florestas montanhosas! A Lilian foi a única mulher a ir junto, ganhando o titulo de Miss Hicking e só nós dois fomos de crock, todos os outros estavam com botas de caminhada, com meias e bastões para ajudar no equilíbrio. Na ida mostramos nossa forma, sempre na frente do grupo. A cada rio que atravessávamos, eles tinham que tirar botas e meia, atravessar, secar os pés e continuar. Nós simplesmente atravessávamos e continuávamos caminhando, levando vantagem no tempo de percurso. Como o chão é de barro escorregadio, acabamos patinando muito, e forçando os pés e joelhos. O resultado foi que na volta meu joelho esquerdo doeu muito, e para compensar eu usei mais a perna direita, o que provocou dores nela também. Aí cortei dois bambus e usei como bastão, ajudando as pernas com as mãos. No final, fiquei com dores no joelho esquerdo, pé direito, as duas mãos e os dois braços, mas nada serio. Passei Calminex quando chegamos e no dia seguinte, estava quase novo. Acho que foi a primeira vez na vida que andei tanto dentro de florestas montanhosas!
Na despedida do pessoal da aldeia de Veruas Bay, deixamos um monte de presentes. Uma faca inox para o Steve, o filho mais velho do chefe Godfry e futuro chefe, muitas camisetas, bonés, cordas, brincos, prendedores de cabelo, e para o Welsom, meu parceiro de demonstração de tiro de arco e flecha, deixei a flecha que ele tinha usado no meu arco. Eles todos retribuíram com côcos, vegetais e frutas, e o Steve me deu uma faca de cortar LapLap, a comida típica de Vanuatu, em madeira rosa, esculpida por ele mesmo, com o símbolo de chefe na empunhadura. Eu ainda reproduzi varias fotos nossas junto com eles e deixei para eles pendurarem na aldeia.
Com ventos de popa entre vinte e cinco e trinta e dois nós, usando somente a vela nova do Staysail, saímos da baia de Veruas para ir para a Waterfall bay, uma baia do lado Oeste da ilha de Vanua Lava onde existe uma cachoeira que cai de uns seis metros quase dentro do mar, uma linda vista de quem vem por água. Éramos sete barcos navegando juntos e explorando essas áreas juntos e eu fui a caça submarina para suprir o pessoal de peixes. O chefe dessa área da ilha nos convidou para um almoço comunal, onde eles fariam a comida deles e nós a nossa, e experimentaríamos todas as comidas. Eu preparei uma garoupa à moda Polinésia, crua, picadinha com leite de côco natural (ralando e coando o côco), limão, cebola e cebolinha, pimentão verde, pimenta e sal, que foi eleito e melhor prato do dia. A mulher do chefe preparou varias comidas típicas, incluindo um tipo de laplap que eu ainda não tinha visto, que parecia a nossa panqueca enrolada com carne moída, mas feita de tapioca e com uns vegetais temperados dentro, uma delicia!
Continuamos em Waterfall bay, com partida programada para depois de amanhã rumo a um recife ao Norte daqui onde dizem estar abarrotado de lagostas.
Vanuatu foi definitivamente um dos pontos fortes dessa nossa viagem.
-----
At 3/9/2010 17:56 (local) our position was 13°55.37'S 167°26.83'E, our course was 260T and our speed was 0.1.
No dia 3/9/2010 as 17:56 horas (local) nossa posição era 13°55.37'S 167°26.83'E, nosso curso era 260T e nossa velocidade era 0.1.
----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com