quarta-feira, setembro 29, 2010

Continuamos a caminho de Bali!

Parece interminável! Pouco vento, ajudando no motor, agora somente com a genaker montada, somente a segunda vez que tentamos usar essa vela. No passado, era sempre dor de cabeça, mas aprendemos muito com nossa experiência, e nos sentimos mais preparados para usar o genaker. Ainda deu um pouco de confusão na montagem, pois enquanto eu segurava o genaker para subir na proa, notei uns golfinhos a nossa volta, e mostrei para a Lilian, que saiu correndo para tirar fotos, e deixou a adriça do balão solta. Resultado, a vela caiu metade na água e podia ter passado por baixo do barco, batendo no hélice, que continua ligado para ajudar no pouco vento... mas, no final, fora os gritos, a vela ficou bem, e deve ficar por lá uns dias, pois a previsão é para ventos mais fracos ainda. Demos um descanço para a mestra, merecidamente...
Nos primeiros quatro dias de travessia depois de passarmos pelo estreito de Torres, a superfície da água estava completamente tomada por óleo! Foram mais de trezentas milhas de óleo derramado na água, de horizonte a horizonte, dia e noite. Que os deuses cortem a mão do homem que causou esse desastre! E nós, ficamos sem fazer água todos esses dias, pois óleo é mortal para o dessalinisador. Relatei o incidente para o avião do Customs Australiano, que finalmente sobrevoou a gente, nos chamando pelo VHF 16 para confirmar os dados do barco. De lá para cá, eles passaram todos os dias e nos chamaram no radio. Em geral, me encontram despido no cockpit, pois não usamos roupas nesses lugares, por serem muito quente e não termos outro ser humano a dias da gente. Eles me pediram para reportar o incidente do óleo via email para a autoridade devida na Australia e me passaram o email que eu deveria usar. Mandei o email mas ainda não recebi nenhuma confirmação de que receberam e foram trabalhar no problema e na causa.
Nossa única companhia tem sido um pássaro ou outro. Um pássaro lindo pousou no bote pendurado na targa, o qual tiramos muitas fotos. Ele era muito colorido, com um bico comprido e torto para baixo, e ficou cantando para nós e limpando e arrumando suas penas. Um tempo depois, passou outro pássaro da mesma espécie, e o nosso passageiro voou para se juntar ao seu irmão, voando na direção da costa Oeste da Australia.
Na área de manutenção do barco, consertei um cabo do guarda-mancebo que quebrou, lubrifiquei as alavancas de descarga dos dois toiletes, e mudei mais uns cabos para facilitar o manuseio do barco de dentro do cockpit. A gente vai percebendo algumas modificações que facilitam as manobras com velas de dentro do cockpit, e vamos alterando a montagem original para incorporar essas novas melhorias.
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At 29/9/2010 13:28 (local) our position was 10°29.95'S 129°24.26'E, our course was 270T and our speed was 6.0.
No dia 29/9/2010 as 13:28 horas (local) nossa posição era 10°29.95'S 129°24.26'E, nosso curso era 270T e nossa velocidade era 6.0.
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