segunda-feira, setembro 13, 2010

Iniciamos o caminho de volta para casa...

Depois de avaliar muitas opções, como ir com o Patrick para as Filipinas, ir com o Manu para a Asia, ou ir para casa, decidimos por ir para casa, pois esta em cima da hora para atravessar o Indico e chegar na Africa do Sul, então, na manha do dia onze de Setembro, zarpamos de Waterfall Bay rumo a Port Moresby, uma perna de mil, duzentas e quarenta milhas, que devemos cobrir em oito dias. Estamos já no nosso quarto dia de travessia, agora com ventos de popa entre doze e dezesseis nós, armados em asa de pombo, com a staysail aberta caçada no meio para ajudar a equilibrar o balanço promovido por esse tipo de armação de vela. Nossa velocidade media esta por volta dos seis e meio nós, com ondas de um a dois metros entrando pela popa. Estamos com a linha na água para tentar um peixinho para a janta. Para o almoço hoje, Lilian esta preparando uma comida árabe, incluindo quibe, babaganuch, húmmus, e pão sírio feito na hora, hum!!!
Em Port Moresby vamos provisionar para mais uma travessia longa, as mil e setecentas milhas até Bali, e vamos também pegar o cruizing permit (CAIT) para a Indonésia, mas, no final, não vamos fazer todas as ilhas que pedimos no CAIT por falta de tempo. Nossa prioridade agora é passar um bom tempo em Bali, e ainda atravessar o Indico dentro de Outubro.
Com longas travessias e muito tempo para refletir, o Pacifico definitivamente foi o melhor dessa meia volta ao mundo e Vanuatu, um dos lugares que mais gostamos. Em Vanuatu, todo mundo torce para o Brasil na copa do mundo, e parece mais um estado do Brasil, cheio de brasileiros, então, muito fácil de se sentir em casa. Sem preocupações com piratas e assaltantes, mas também, o único lugar onde tivemos alguma coisa roubada do barco, pelo Etiene e Andres, filho do policial de Fatu-Hiva, que roubaram a minha lanterna de cabeça que uso para ajustar velas a noite, mas em nenhum lugar nos sentimos ameaçados ou inseguros.
No Indico, vamos ter grandes travessias e pequenas ilhas, depois que deixarmos Bali para trás, e depois, a travessia do Cabo da Boa Esperança, o maior cemitério de navios do mundo, dado o número de acidentes causados pela corrente quente das agulhas descendo a costa contra o vento frio do Sul, o que provoca ondas de até vinte metros de altura. Mas, vamos tratar disso quando estivermos por lá, por enquanto vamos continuar aproveitando todos os lugares por onde passamos.
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At 14/9/2010 13:30 (local) our position was 13°04.90'S 159°36.32'E, our course was 286T and our speed was 6.5.
No dia 14/9/2010 as 13:30 horas (local) nossa posição era 13°04.90'S 159°36.32'E, nosso curso era 286T e nossa velocidade era 6.5.
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