sábado, setembro 18, 2010

Estamos chegando em Port Moresby...

Depois de oito dias de navegação que teve de tudo, sol, chuva, vento fraco, vento forte, mar calmo, ondas altas, e alguns problemas de manutenção do barco. O mais complicado foi o trilho do carrinho do pau de spinaker que quebrou. Por sorte não rasgou a vela mestra pois ficou preso nas adriças dele próprio.
Avaliando o problema, cheguei a seguinte conclusão: Aparentemente os parafusos de inox que prendem o trilho ao mastro de alumínio não foram preparados com graxa ou outro químico qualquer que evite a corrosão entre esses dois metais. Por uma infelicidade, o carrinho estava apoiado exatamente em cima da emenda de dois trilhos, e com os trancos de vento na genoa, provocaram a quebra de dois parafusos, por estarem oxidados, o que provocou a quebra de parte do trilho, arrancando um terceiro parafuso do mastro. Ficou mais complicado usar o pau, pois a parte de cima do trilho, usado para subir o pau no mastro quando não esta sendo usado, entortou e o carrinho não passa, e a parte de baixo, que não tem qualquer problema fora a possibilidade de ter os parafusos oxidados também, deixa o pau muito para a frente, tornando difícil passar de um bordo para outro. Fora isso, continuei usando o pau, pois estamos com vento de popa desde o principio dessa travessia, deixando a genoa escondida atrás da mestra. Poderia usar o genaker, mas o vento tem variado entre quinze e trinta nós, sem muito aviso de que vai soprar mais forte. Mesmo agora, as duas e meia da manha, estamos no riso três da mestra e somente um metro de genoa aberta, segura pelo pau, e andamos entre seis e dez nós. A noite não gosto de exceder os sete nós, no caso de bater em alguma coisa, tipo uma baleia dormindo ou um contêiner.
Encontrei também uma coluna quebrada da targa, exatamente a que segura o suporte do motor de popa. Essa vou ter que estudar como consertar. Muito provavelmente vou ter que levantar a targa desse lado, soltando os parafusos dos pés, retirar esse pé quebrado e mandar soltar outro parafuso passante para dentro do casco. Foi bom ter descoberto isso, pois quando entrei no sub-mundo (buraco dentro da popa) para ver o problema, descobri água entrando por outro pé, e vou ter que vedar e refazer.
Estamos com visita a bordo, uma gaivota que pousou primeiro no Duo-Gen, mas tive que descê-lo para a água para gerar energia a noite, e ela voou, e pousou de novo em cima dos painéis solares. Com certeza vai deixar presentinho para eu limpar amanha...
Estaremos chegando amanha até umas quatro horas em Port Moresby e vou tentar ficar no Iate Clube. Ficaremos apenas dois a três dias, pois estamos perdendo a janela de travessia do Indico e vamos ter que pular algumas paradas agendadas, alem de ficar menos tempo em outros lugares. Gostaria muito de parar em Chagos. O Marçal Ceccon sempre enfatizou que foi o lugar mais bonito que parou na sua viagem de volta ao mundo, então vamos ver se conseguimos parar lá também. Quero também chegar cedo na África, pois quero aproveitar e fazer alguns safáris por lá enquanto espero a janela boa de travessia do Cabo da Boa Esperança, quem sabe uma caçadinha de arco e flecha...
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At 19/9/2010 03:02 (local) our position was 10°25.13'S 147°55.25'E, our course was 298T and our speed was 7.1.
No dia 19/9/2010 as 03:02 horas (local) nossa posição era 10°25.13'S 147°55.25'E, nosso curso era 298T e nossa velocidade era 7.1.
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