domingo, junho 28, 2009

Posicao 28 de Junho:


Posição 28/06:
07°21S 118°16W
Conforme esperávamos, o vento que causava o swell chegou, e veio forte, entre 18 e 28 nós e com ele, as ondas que já estavam altas, aumentaram. Posicionei o barco de uma forma tal que deslizamos de lado nas ondas, assim fica mais confortável dentro, mas algumas ondas mais altas acabam passando por cima do barco.

A nossa bolha de sobrevivência esta se comportando bem, mas o barulho dentro é infernal o tempo todo. A maior parte do barulho vem do sofá da sala, que em formato de U, acaba ficando exposto aos movimentos do casco, e, mais uma vez, dado ao serviço porco do estaleiro, foi preso com pouquíssimos parafusos, e todos sem arruelas, o que esta causando a madeira a furar com o esforço, e o sofá inteiro ficando livre. E por falar em serviço porco do estaleiro, aqui vai mais um, o barco fazia água pelo piso do banheiro de boreste, quando adernado a boreste, que é uma constante nessa viagem, com ventos quase que sempre vindos do sul-sueste. Quando fui ver, notei que a mangueira entre o ralo para fora e o pedal que tira a água do piso, onde tem um buraco que serve para captar a água dos banhos, estava ligada ao pedal em linha direta, ou seja, com inclinação diretamente para baixo e portanto, com o barco adernado, a água tinha passagem livre para dentro do barco. Tirei fotos do antes e do depois, pois só o que tive que fazer foi trocar a mangueira por uma maior, que dá a volta por cima, encostada à pia, um padrão obrigatório na construção de barcos e que deve fazer parte da lista do padrão ISO afirmado em documentação ser usado pelo estaleiro. Varias outras mangueiras nas conexões dos banheiros estão também sem essa curva acima da linha d'água. Venho trocando todas na medida que tenho o material necessário para isso. Outro padrão no ISO é o uso de duas braçadeiras em todas as conexões abaixo da linha d'água. O meu barco não tinha nenhuma conexão com duas braçadeiras, as que tem agora foram todas eu que pus. Continuamos com a nossa saga de acertos desses serviços desqualificados do estaleiro.

Nesse mar de popa (que vem por trás), algumas ondas acabam entrando no cock-pit, então estou usando a tampa do assento que quando baixado serve para acesso ao barco, virada de uma forma tal a receber o impacto da onda e segurar a maior parte da água, assim, diminuiu bastante o volume de água que entra no cock-pit com essas ondas.

Ontem a pesca rendeu outro wahoo, mas o perdi quando tentei prendê-lo com a bicheira. Acho que dei um tranco muito forte, pois o peixe pulou um metro no ar, e o anzol saiu da boca. Bom, queria mesmo um dourado... Sem peixe para hoje (por enquanto), então atacamos os presuntos congelados que compramos em Galapagos, e comemos mais queijos para suprir o corpo com proteína.

Calculo que ja emagreci alguns 10 kilos, estando o mais leve que ja pesei desde os meus 20 anos de idade, mas vou conferir em uma balança quando chegarmos a alguma terra.

Hoje completaremos 2/3 da viagem, faltando depois, somente mil milhas para chegar a Fatu-Hiva. A expectativa é de se ter vento forte e mar ruim para o resto do caminho, então, a semana promete ser punk! Estamos bem mais rápido hoje e acredito que vamos ter uma singradura na ordem das 175 milhas navegadas. De ontem para hoje singramos 158 milhas, pois começamos com ventos fracos e só mais tarde os ventos aumentaram. À noite tive que levantar duas vezes para risar as velas, pois estávamos andando a 11 nós! O barco estava bem, mais eu fico pensando que se bater em uma baleia o estrago deve ser bem maior a 11 nós do que a 6!

Consegui uma pessoa em Atuona para receber um pacote da minha staff em SP com meu remédio de fibromialgia, pois as dores estão começando a incomodar.

Só por hoje,

Abração,
Silvio

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