sábado, junho 27, 2009

Posicao 27 de Junho


06° 49S 115°44W
Passamos da metade do caminho, com 1.547 milhas navegadas, e 1.382 milhas pela frente até Fatu-Hiva nas Marquesas. Isso nos dá uma média de 141 milhas/dia, e extrapolando dariam mais nove dias e meio até Fatu-Hiva, mas, os barcos à nossa frente pegaram ventos (e mar) mais fortes a partir dessa área onde estamos agora, então...

Interessante os pássaros por aqui. Tem uns que parecem umas andorinhas grandes, quase do tamanho de uma gaivota, que voam rasante, muito rápido, com guinadas entre as ondas. Percebo que eles assim conseguem caçar alguns peixes voadores que acontecem de voar na mesma hora que o pássaro esta passando por aquela vaga. A pouco vi um outro que evoluiu dessa forma anterior, para voar dando patadas na superfície da água. Isso espanta os peixes voadores que por lá estejam, e eles os pega quando levantam vôo. Notei também as albacoras caçando os peixes voadores. Elas nadam rápido na direção deles, que levantam vôo. Ela então nada pulando para fora da água, para ver que direção eles tomaram, e acaba no mesmo lugar onde alguns caíram na água, ai percebe-se que tudo para, querendo dizer, ela parou para saborear seu almoço.

Lembramos que não vimos um sequer golfinho por essas águas e somente duas vezes vimos baleias.

Os alimentos perecíveis começam a escassear. Ainda temos melancia, melão, tomates, cebolas e repolhos. Acabando temos laranjas e limões, e acabaram as tangerinas e toranjas (grape-fruit). Tem tido peixe todos os dias. Hoje é dia de pescar de novo, tomara que seja um dourado, pois a carne dele é realmente superior.

Surreal é a gente assistindo Jaques Cousteau no DVD portátil que comprei no Panamá, sentados no cock-pit à noite! À nossa volta, um mundo cheio de perigos e desconfortos, mas dentro do barco, a nossa bolha de sobrevivência, o sentimento de conforto e segurança. Não é muito diferente de um avião. Só que o avião esta no ar e nós no mar.

Ontem o Sailmail cortou o email do Independence por excesso de uso. Eu escrevi para o Jim, criador do Sailmail e intercedi para que eles perdoassem o Independence pois eles tinham crianças pequenas a bordo, que recebiam lição de casa por email, e que as previsões de tempo e mar dessa área eram muito grandes e tomavam muito do tempo disponível de noventa minutos por semana de uso do Sailmail. O Jim resetou o email do Independence, mas disse que eles haviam passado dos 230 minutos!

Hoje, pesquisando nos muitos arquivos que tenho sobre padrões de tempo, mar e correntes, percebi, tarde demais, que a corrente South Equatorial passa na latitude seis sul, e eu já estou perto da sete sul. Poderia ter ficado um pouco mais na latitude seis e assim ganharia de um nó a um nó e meio de velocidade. Avisei ao Alethea Ann que vem atrás e ainda esta acima do seis, sobre essa corrente.

O mar esta ficando mais bravo, com ondas de até 3 metros, mas o vento não esta empurrando bem, então ficamos meio que ao sabor das ondas, o que torna a viagem desconfortável. Mas, atrás do swell sempre vem o vento que causou aquele swell, então estamos esperando aumento dos ventos para os próximos dias.

Bom, vou pescar um pouco.

Abração,
Silvio

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com