terça-feira, junho 23, 2009

2070 milhas de Fatu-Hiva nas Marquesas


04°32s 104°28w
Estamos na nossa proa (pela frente) a 2070 milhas de Fatu-Hiva nas Marquesas; ao norte, 1417 milhas de Colima, no Mexico; Talara no Equador a 1318 milhas pela popa (para tras), e a 918 milhas de San Cristobal em Galapagos, de onde partimos a 6 dias atrás.

Estimamos aterragem nas Marquesas entre os dias 5 e 7 de Julho.
A dois dias em calmarias, hoje ajudando com motor, esperando vento chegar amanhã, segundo previsão.

Sem muito a relatar, com mar calmo, algumas baleias piloto no visual hoje, um peixe que mordeu a isca de cor laranja, mas não segurou. Deu uns pulos altos e conseguiu se soltar.

Uma penca inteira de banana madurou no mesmo dia, então fizemos torta de banana hoje. Acumulando a vitamina de banana, banana amassada com aveia, banana ao natural e a torta, devemos ter contabilizado umas 15 bananas cada um só no dia de hoje.

Falamos no SSB 8143 USB as 16 e 23 UTC.
Temos sete outros barcos descendo para as Marquesas, com distancias do Matajusi entre 30 milhas o mais proximo e 1100 milhas o mais distante. O mais proximo é o Alethea Ann, e o mais distante o Taloo. Entre eles estão o Red Herring, Green Coral, Independence e Val. Formamos uma network entre nós e trocamos informações sobre posição, velocidade, rota, vento, mar e tempo, duas vezes por dia.

Nosso dourado acabou hoje, mas rendeu quatro dias. Sashimi e seviche (peixe cru com limão, cebola e alho) no primeiro dia, seviche com batata cozida no segundo, arroz com feijão preto e file no alho no terceiro, e arroz com cenoura no alho e file no alho no quarto. Nada mal para quem esta a mil milhas da terra mais proxima...

A agua que bebemos ja é 50% natural e 50% feita pelo dessalinizador. Passo duas vezes no dessalinizador e consigo chegar a 120PPM (partes por milhão). É considerada potavel a partir de 750 PPM.

Abração,
Silvio