quarta-feira, junho 24, 2009

Posição 24 de junho


05°27s 108°52w, com ventos de SE entre 8 e 12 nós, média últimas 24 horas de 6.6 nós, rumo 249° Mag.

Como acabou o dourado, pus as varas para pescar ontem, e no meio do dia pescamos um wahoo de uns 4 kilos. Lindo peixe. Virou sashimi imediatamente, não tão saboroso quanto o dourado, mas muito bom. Ceviche para hoje e filés para amanhã... Por um lado muito bom, pois vamos comendo um bom peixinho, por outro, pescar ajuda com o tédio. À oito dias no mar, não se tem muita coisa para fazer. Para me auto ajudar, eu considero que continuo morando no barco, mas que o ancoradouro está meio agitado esses dias. O mar estáva mais grosso ontem e hoje e a estimativa é de piorar.

A capacidade de mandar e receber emails do barco foi a melhor coisa que eu fiz, pois além de me manter próximo dos filhos, parentes e amigos, ainda toco os negócios e por cima disso ainda tenho acesso à toda informação de mar e tempo. Recebo todos os dias pela manhã um arquivo (grib) com ventos, mar, ondas e chuva para o dia e mais vinte e quatro horas. Com isso vou acertando um pouco a rota para evitar mar grosso e procurar por ventos melhores, além de irradiar aos barcos próximos as previsões.

Estamos a 300 milhas da metade do caminho e isso nos conforta. Nossa média diária tem sido abaixo do nosso normal, pois os ventos estão fracos, mas a previsão é que da metade da viagem para frente os ventos vão ficar pelos vinte nós, e aí vamos andar bem. Por enquanto a previsão de chegada em Fatu-Hiva é entre dias cinco e sete de Julho, mas acho que vamos baixar um dia ou dois.

Com ventos entrando pela aleta de bombordo, fica difícil ajustar a genoa a toda hora, então, firmei ela do mesmo lado da mestra com o pau do spinaker e melhorou muito. Pega bom vento e não fica batendo solta. Outra inovação, essa recomendada pelo Gram do Red Herring, foi instalar uma segunda escota de sota na genoa. Muito bom para quando se quer modificar a posição do carrinho, pois evita a vela ficar batendo quando se solta para esse ajuste. Outra vantagem que notei, é que em ventos de aleta como estamos agora, eu solto um pouco a escota e seguro pela escota-preguiçosa, essa segunda escota que agora uso, e isso faz a vela abrir mais para fora do barco, aumentando a captação desse tipo de vento. Fica parecido com uma genaker, cuja escota fica para fora do barco.

Levei um susto muito grande no primeiro dia de viagem, pois com três semanas de mar pela frente, descobrimos que havia acabado meu remédio para fibromialgia. Esse remédio foi minha salvação para essa viagem de volta ao mundo, pois eu sofro, ou sofria até tomar esse remédio, desde os 40 anos de idade, e ficava só pensando como ia lidar com isso durante a viagem. Lembro dos problemas que o Marçal Ceccon teve de colunas. Mas, aí veio a meu primo Marco Antonio Pinotti, reumatologista em Campinas, e me salvou da dor, prescrevendo esse Cizax. Bom, a primeira coisa foi saber se eu teria problema de abstinência do remédio, e a resposta veio que provavelmente. Isso não melhorou o quadro. Cheguei a ficar muito down nos quatro primeiros dias, com um dia em particular onde parecia que ia pirar de vez. Mas, conforme recomendado pelos médicos consultados, um deles meu irmão Sergio, dobrei a dose de Frontal, e isso parece que ajudou.

Minhas dores vem aumentando, mas ainda gerenciáveis, e a ansiedade está controlada. Mas que hora para acabar o remédio! Fomos rever nossos cálculos de remédios e estava tudo certinho. Calculamos certo e compramos certo, mas está faltando exatamente uma cartela de 30 comprimidos, os quais tomo metade de um a cada dois dias, o que seria o suficiente até nossa visita ao Brasil estimada para Novembro. Vai saber o que aconteceu com essa cartela! Já reviramos o barco várias vezes, mas sem encontrá-la.

Bom, vamos tocando em frente, com email umas quatro vezes ao dia, SSB duas, e o resto do dia, procuramos por algo para fazer. Tenho tocado muita flauta nessas horas vagas, e tenho dormido durante o dia, algumas vezes até por três horas.

Obrigado aos que tem escrito, temos recebido muitos emails e isso nos estimula e escrever mais, além de saber notícias de outros barcos e amigos.

Abração

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com