quarta-feira, julho 01, 2009

Posição 30/06:


08° 33´S 124°07'W
Não consegui escrever ontem, pois na hora que eu escrevo a coisa começou a ficar preta por aqui... Pegamos a maior tempestade que eu já peguei em um barco, com ventos que ultrapassavam os quarenta e cinco nós, e ficaram assim por quase a noite toda, mais um pouco dessa manhã. Sem experiência pratica ainda nesse tipo de arranjo das velas, acabei perdendo o controle do barco duas vezes, e ainda batemos nosso Record de velocidade, que era de 15 nós, e agora é de 16,5 nós. Não que eu me vanglorie disso, muito pelo contrario, preferiria não ter arriscado tanto, mas na hora que o bicho pega, fica difícil tomar todas as decisões certas sem experiência. Experiência vamos acumulando, e ficando mais expertos quanto à essas mudanças de condição de mar e ventos. Já estávamos risados no riso dois da mestra e somente 1/3 da genoa aberta, mas mesmo assim foi muito pano para os 45 nós que vieram e ficaram. Primeiro achei que ia passar logo, pois não havia sinal de nuvem por perto, mas isso não aconteceu e o vento soprou forte a noite toda, então, risei a mestra no riso três, acho que pela primeira vez, recolhi a genoa e levantei a trinqueta (vela de tempestade que fica na frente do barco). Imaginem a ginástica de ir lá na frente levantar a trinqueta!!! Foi banho de imersão com direito a jato d'água!

Quando perdi o controle do barco pela segunda vez, resolvi ir contra as ondas e vento, e fiquei tocando na mão, sem o piloto, assim podia desviar a tempo das ondas maiores, que vinham estouradas. Eu primeiro escutava, depois via a brancura chegando, então jogava a proa nela. E assim fiquei a noite toda!!!

Pela manha, resolvi tentar ir a favor de novo, e consegui acertar velas e piloto para que corrêssemos juntos com o vento e as ondas, que ainda arrebentavam e nos passavam, mas agora íamos juntos.

Em uma checada geral, a Lilian percebeu um barulho no piloto, e lá fui eu botar mais dois parafusos no suporte de aço inox que eu mandei fazer em Curaçao. Com o esforço, a madeira cedeu e deu um pouco de folga. Tudo reapertado, dois parafusos mais, e deve ficar bom.

Nosso piloto ficou campeão depois de todas as alterações que eu fiz nele e no leme. Muitos barcos reclamam dos seus pilotos, eu já não posso falar mal do meu, está quase que perfeito! Alias, perdemos o controle do barco porque o piloto não corrigiu a tempo, mas o erro foi meu, pois sempre deixo o piloto em regulagem 1, mais lento, assim consome menos energia, mas em mar de popa ou mar grosso, deveria ser regulagem 3 e eu não havia mudado.

Para se ter uma idéia da força da água batendo no barco, os dois parafusos de aço inox que seguravam a placa de apoio da bóia de retinida (aquela vermelha que todos barcos tem), se quebraram com a água batendo na bóia quando adernávamos muito. Só não perdemos tudo porque eu havia sentido que o suporte da placa havia amolecido um pouco, e prendi com elástico no caso daquilo quebrar, como sempre, prevenir melhor que remediar. Essas vistorias no barco são muito importantes, deve-se olhar tudo, nos mínimos detalhes.

Bom, passamos 2/3 da viagem e temos umas 900 milhas ate Marquesas. Isso deve demorar uns 7 dias. Tomara que o tempo melhore, pois já estamos cansados.