terça-feira, agosto 24, 2010

Ancoragem da Oyster Island Resourt:

Saímos cedo, sem incidentes, da ancoragem preocupante onde pernoitamos e seguimos paralelo a costa de Santo até a ilha de Aese, onde ancoramos para aguardar a maré encher e permitir nossa passagem pelo passe de entrada na ancoragem de Oyster Island, uma ancoragem muito calma, usada até em período de ciclones, onde uma das atrações são as nascentes de água puríssima e cristalina chamadas de blue whole. Aqui ficava uma das bases aéreas americanas durante a segunda guerra mundial. Com internet gratuita a bordo, é uma ancoragem que atrai quase todos os veleiros que por aqui passam.
Aqui re-encontramos muitos amigos, o Zozzie, Caminata, Hokus Pokus, Khanza, Ma´ohi, e também encontramos o RayFiki, outro barco que usou os serviços da WaveSailsNZ do Charles em Opua. Estava curioso, pois havia ajudado o Charles a trabalhar na vela mestra, novinha em folha, do RayFiki um catamaram novinho e lindo da Nova Zelandia, construído pelo próprio Ray, e havia observado problemas similares aos que acabaram por serem feitos nas minhas próprias velas e canvas, costuras tortas, tecido enrugado pelas costuras, excesso de costuras na mesma área, e fui falar com o Ray do RayFiki sobre esses problemas. Ele acabou confirmando que os serviços do Charles criaram mais problemas do que solução, e que ele já teve que re-fazer alguns dos serviços que o Charles fez nas suas velas, então sugeri que ele fizesse uma reclamação no Noon Site, pois eu já havia feito uma, mas como era a primeira, a Sue, gerente do Noon Site disse que não iria publicar, depois de uma carta enorme e cheia de mentiras descaradas, que o Charles mandou para a Sue, com a ajuda do Sombra. Tomara que o Ray faça isso mesmo, pois vai evitar muito cruzeirista desavisado de ter suas velas e canvas destruídas pela falta de conhecimento, capacidade e responsabilidade do Charles. O João do Zazoo também teve esses mesmos problemas com o Charles, incluindo ser mandado para fora da veleria, mas, manipulado pelo Sombra, ficou de boca fechada sobre esses problemas. Continuo surpreso com essa atitude do Sombra, que ao invés de promover harmonia e segurança entre os cruzeiristas brasileiros, tomou essa atitude lamentável para um personagem na sua posição.
Ontem, subimos um dos rios que desembocam da baia, cuja nascente fica a uns vinte minutos de botinho rio acima e ficamos maravilhados com a beleza do lugar! Água claríssima e muita natureza bonita, incluindo alguns peixes de água doce de bom tamanho, e garantido de não conter ciguatera! Mas como eu não havia levado equipamento de caça submarina, só dei alguns mergulhos de treino, na água claríssima do blue whole, onde existe uma nascente brotando água a uns vinte metros de profundidade. Interessante a diferença que senti na água doce, com os mergulhos que fiz à essa profundidade. Parecia estar mais fundo, demorar mais para subir e descer, e até me acostumar com essa diferença entre água doce e salgada, a qual estou mais acostumado, não consegui ficar muito tempo debaixo d'água.
Hoje pela manha fui mergulhar com o Patrick do Ma´Ohi nos corais de fora de uma ilha aqui próxima, uma área linda, com muitos peixes e água transparente. Retornei com uma garoupa e uma lagosta grande, e o Patrick também caçou uma garoupa. Combinamos um jantar de espaguete com molho de lagosta, uma das minhas especialidades, e peixe na brasa, e fomos mergulhar juntos no blue whole. La peguei dois peixes de bom tamanho, um parecido com a nossa piranha, e outro, uma replica quase exata de uma sioba, só que de água doce.
Guardei os peixes de água doce para comermos amanha, e saboreamos o espaguete com molho de lagosta, acompanhados de uma salada de trigo e uma sobremesa feita com massa de cuscus deliciosas que a Marie Cristine preparou para acompanhar a nossa janta.
Amanha vamos partir dessa baia, rumando para uma ilha deserta dita estar abarrotada de porcos selvagens. Vou tentar caçar um com meu arco e flecha e o Patrick vai comigo. De lá, vamos velejar até uma vila onde tenho que entregar a primeira caixa de livros e matérias escolares do Projeto Veo da Rowena. Depois rumo para a segunda aldeia, mais para o Norte, e depois cruzamos para a área de Banks, as ilhas mais ao Norte de Vanuatu.
-----
At 25/8/2010 03:33 (local) our position was 15°22.43'S 167°11.41'E, our course was 172T and our speed was 0.0.
No dia 25/8/2010 as 03:33 horas (local) nossa posição era 15°22.43'S 167°11.41'E, nosso curso era 172T e nossa velocidade era 0.0.
----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com/