terça-feira, agosto 17, 2010

Ancorado em Malekula:

A caminho das ilhas do norte, com mar muito calmo, pouco vento, ajudando no motor, ouvimos a vara com a linha que estava na água, correr e envergar... enquanto pegava a vara e preparava para cansar o peixe, a Lilian diminuiu a velocidade deixando somente na marcha lenta a frente. O peixe era dos grandes e afundou rápido, então fiquei trabalhando ele com a fricção um pouco aberta, para quando puxasse a linha cedesse um pouco, e assim ficamos mais de meia hora... eu recolhia a linha, ele pegava de volta... Aos poucos ele foi chegando mais perto, e percebemos que era um atum de uns dez quilos... Bonito peixe, e nosso primeiro pescado no corrico esse ano! Deixei ele acabar de cansar, depois o trouxe próximo ao barco, e fisguei com meu gancho novo, recém comprado em Port Vila, e já estreado com sucesso... O atum rendeu muita carne, que cortamos em postas sem espinhos, e postas para sashimi.
Chegamos na baia de southwest de Malekula à meia noite, então tomamos um banho quente, e fomos dormir. Para a janta do dia seguinte, preparamos três tipos de sushi, atum com pepino e maionese, atum com cenoura ralada e wasabi, e atum picadinho bem fino com cebolinha e maionese. Preparamos também umas cinco carreiras de sashimi, com rabanete e cenoura ralados fino, wasabi e shoyo. Sei que muitos ficaram com água na boca, e confirmo, estava delicioso!
Fomos visitar a aldeia de Lembinwen e enquanto a Lilian ficou com as mulheres, um dos maridos, o Freddy, me levou conhecer a aldeia. Visitamos a igreja, a caixa de água coletada da chuva, entre outras construções, e no final, ele me levou conhecer o Champ, como é chamado o homem mais famoso de toda Vanuatu, um nativo chamado Kalie, lutador de boxe que já fez dezessete lutas profissionais, ganhou onze por nocaute, quatro por pontos e perdeu duas, uma, segundo todos dizem, roubada dele na Austrália... Muito simpático e prestativo, logo me serviu com um prato de frutas. Enquanto eu as saboreava, me perguntou se eu conhecia o LapLap, a comida mais conhecida e preferida pelos nativos de Vanuatu, que consiste de uma massa feita de banana, com carnes dentro e algum tipo de verdura por cima, cozida em cima de pedras quentes, esquentadas em uma fogueira. Embora não do meu gosto, a laplap estava apetitosa e limpei o prato.
Conversando com o Champ sobre isso e aquilo, acabamos conversando sobre caçadas e pesca submarina. Ele disse que não sabia muito sobre pesca submarina então ofereci uma troca, eu dava umas dicas para ele na pesca submarina, e ele me levava caçar porco selvagem, e assim combinamos uma caçada para amanha, com um mergulho no dia seguinte... Nesse meio tempo peguei um resfriado dos bravos, e fiquei enfiado dentro do barco dois dias seguidos. Sai hoje para uma caminhada, onde acabei caçando um caranguejo, que trouxe para o barco para comer. Uma delicia! Achamos também uma fazenda com ovos colhidos na hora, e já chupei um ali mesmo. Outros oito, fritamos assim que chegamos de volta no barco... Hoje para a janta tivemos comida árabe, com kibe, babaganuch e humus. Como podemos notar, come-se muito mal por aqui!
-----
At 17/8/2010 21:02 (local) our position was 16°29.66'S 167°25.75'E, our course was 226T and our speed was 0.0.
No dia 17/8/2010 as 21:02 horas (local) nossa posição era 16°29.66'S 167°25.75'E, nosso curso era 226T e nossa velocidade era 0.0.
----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com