terça-feira, junho 29, 2010

Uma ilha chamada Vanu Levu

A ilha de Vanu Levu em conjunto com a ilha de Navadra, ambas desabitadas, formam um V apontando para o mar aberto de Oeste, portanto a ancoragem balança desde um pouco até muito, mas, estou dando um outro nome para esse conjunto de ilhas, ilhas do Robinson Cruzoé, pois foi nessas ilhas que vivi dias que acredito serem até hoje o máximo que consegui regredir à uma vida selvagem em um lugar selvagem. Ficamos mais na Vanu Levu, e não encontramos pestes tipo carrapatos, moscas ou borrachudos, somente uns poucos pernilongos, algumas galinhas selvagens e muitas cabras. Talvez até mais cabras do que o espaço e a vegetação permitam. Tem bastante côco, então se poderia sobreviver bebendo água de côco, e também encontramos uma área que poderia ter água doce, mas não experimentamos para confirmar.
Na saída do navio, com as ilhas somente para nós, fui mergulhar com o Manu do QoVop e matei um tubarão galha branca de tamanho suficiente para alimentar nosso grupo. Mais no final da tarde, fomos caçar cabras novamente, eu em parceria com o Manu e o William com o Baptista, e eles conseguiram cercar um grupo e atiraram em um filhote, que limparam antes de trazerem para a praia.
À noite, preparei o cabrito ensopado em vinho e temperos, e cozido na panela de pressão por quarenta e cinco minutos, acompanhado por batatas, cenouras, cebolas e arroz. Convidamos também o Helge, um Norueguês navegando em solitário que conhecemos em Fiji e veio se despedir da gente em Navadra. O Canela e o Sedna 1 ficaram de vir também mas não apareceram. A comida estava deliciosa! Só sobraram mesmo os ossos. Minha primeira vez cozinhando cabrito, nada mal.
Para o dia seguinte, combinamos um churrasco na praia, só que, só tínhamos o tubarão, então, de volta a caçada... Passamos o dia todo andando para baixo e para cima na ilha, cercando daqui e dali, mas as cabras levam a vantagem de subir penhascos, e de conhecer bem os caminhos. Já no final da tarde, eu e o Manu cercamos um grupo com umas dez cabras contra um paredão. Elas começaram a subir rocha acima, e eu, escolhi outro caminho, um que interceptava o caminho que elas estavam subindo, e escalei uns oito metros. Fui só vendo o bando passando por onde eu queria chegar então escalei mais rápido. Isso com um arbalete armado na mão direita, o facão pendurado no pescoço, back-pack nas costas e sapatilhas de recife! Quando cheguei a uma distancia de uns cinco a seis metros do caminho delas, parei ofegante, e fiquei apontando o arpão para o caminho, e deu sorte, pois o Manu vinha atrás da ultima cabra pelo caminho que elas subiram e ela teve que passar por onde eu estava.
Atirei, acertei, o arpão atravessou e segurou a cabra pela linha, mas ai a coisa engrossou para mim, pois a cabra começou a puxar e eu estava com pouca área de suporte na parede de pedra. Fui dando linha, e nisso aparece o Manu. Pedi para ele dar o segundo tiro, mas quando tentou o arpão dele estava travado, e a cabra se sentindo cercada, tentou descer a parede, escorregou, e caiu de la de cima, levando o arpão, a linha e o arbalete, e quase me leva junto! Cheguei a escorregar uns dois metros pedra abaixo, mas consegui me segurar, tendo que soltar o arpão.
Limpamos e preparamos a cabra para o churrasco, e fizemos nosso churrasco de cabra e tubarão á noite, no escuro da praia, antes do nascer da lua.
Sempre tive vontade de fazer algo assim, para mim um dia inesquecível... um pouco selvagem para alguns, mas sempre mais uma experiência adquirida.
O QoVop saiu para a travessia ontem a noite depois do churrasco na praia, e eu esperei para hoje ao meio-dia, com o sol a pino e melhor visibilidade para atravessar a área de rasos entre as ilhas e o mar aberto.
Estamos no nosso primeiro dia de travessia para Vanuatu, ilha de Tana, onde vamos ver um vulcão em erupção. O vento esta fraco, então estamos ajudando no motor. Estimamos chegar lá na sexta-feira pelo meio do dia. A previsão sugere ventos fortes para os próximos dois dias, então podemos desligar o motor e ir no silêncio...
-----
At 29/6/2010 16:40 (utc) our position was 17°51.75'S 175°32.67'E