quinta-feira, junho 03, 2010

Dia 6, Travessia Nova Zelandia a Fiji

Amanha devemos chegar na costa oeste de Fiji. Talvez não de claridade para seguir dentro da barreira de recifes até Lautoka, e se não der, vamos ancorar em uma das enseadas do caminho. Isso não é permitido, mas a segurança do barco e tripulação vem acima de qualquer regra, e não vou navegar no meio dos recifes a noite, nem vou esperar no meio do mar para entrar no dia seguinte.
Esses últimos dias foram meio cansativos, pouco vento, mar calmo, ajudando no motor. Ainda bem que entrou vento hoje, pois não agüentávamos mais o barulho do motor e do exaustor do motor!
Estamos com vento Leste/Nordeste de quinze a vinte nós, o suficiente para andarmos na media de sete nós. Estou com as duas velas de frente armadas, pois parece dar mais potencia quando batemos nas ondas, que estão entrando na mesma direção de onde está vindo o vento. Algumas passam por cima do barco, molhando tudo. Os vazamentos estão 98% melhores, mas ainda temos alguns pingos aqui e ali. Vamos tentar consertar chegando na marina Vuda-Point em Lautoka, onde talvez tenhamos que tirar o barco d'água, pois está fazendo um barulho que parece um rolamento da rabeta.
A geladeira pifou hoje e já jogamos uns cem dólares de carnes e legumes fora. Mais um pouco vai amanha, com os queijos e patês! Mais uma coisa para consertar na marina. Vamos ver se achamos algum especialista em fogões Plastimo, pois o forno não esta funcionando.
Estamos preocupados com dois barcos amigos que estão em apuros. O Alicia Ann, com o Gwen e a Pat que conhecemos em Galapagos e nos falamos sempre no SSB. Eles pegaram uma tempestade no Norte de Fiji, a caminho de Lautoka, e rasgaram muitas velas alem de apagar o motor. Eles estão tentando consertar o motor, mas não conseguiram entrar para Lautoka, então seguiram para Vanuatu, pois com mar aberto por uns cinco dias, eles tem tempo de trabalhar nos problemas do barco antes de aterrarem em Port Vila, Efate. Outro é nosso amigo John, um velejador em solitário de setenta e dois anos de idade que conhecemos em Opua e ficamos muito amigos. Ele foi caçador de arco e fecha além de piloto de corrida de motos, com mais de vinte mil quilômetros rodados em pistas nos EEUU. Sempre temos conversas muito animadas sobre esses tópicos. Ele pegou uma tempestade vindo atrás da gente e rasgou sua vela da frente, então esta navegando somente com a mestra. Falamos todos os dias com ele via SSB.
Estamos levando uns equipamentos do Bicho Vermelho para eles em Fiji, pois o Bob teve problemas bem na saída e deixou em, Opua para consertar. Devemos nos encontrar amanha ou Sábado em Lautoka. Lá vamos rever muitos amigos que partiram nas primeiras levas de veleiros de Opua, como o Cat Mousses, o Alexander VI, o Too Much, o catamaran PuraVida, que salvei de um naufrágio em Huahine. Ontem eles bateram, em um recife e estão retornando para Vuda-Point para arrumar o leme que quebrou um pedaço. Enfim, de volta para o sol, os amigos do mar, as aventuras, e tudo o mais que faz essa vida ser bem vivida.