sábado, junho 12, 2010

Musket Cove, Fiji:

Já estamos na Musket Cove a quatro dias, um lugar diferente dos que a gente em geral procura, pois é muito comercializado e preferimos os lugares mais nativos. Mas, bom para descansar e curtir o sol e as outras coisas disponíveis por aqui.

Ficamos sócios do Iate Clube de Musket Club, assim temos descontos de sócio em tudo que fazemos por aqui. Para se tornar sócio, é mandatório ter vindo para cá de barco, partindo de portos estrangeiros, e sair novamente para portos estrangeiros. Nossa sociedade com o Iate Clube é vitalícia a partir desse momento, o que torna a situação muito interessante para o Matajusi. Não sendo associado a nenhum Iate Clube no Brasil, e sendo associado ao Iate Clube de Musket Cove em Fiji. Eu bem que sugeri a alguns Iate Clubes nos fazerem sócios honorários, assim poderíamos nos registrar em outros iate Clubes ao redor do mundo como já associados a um iate Clube, mas, não colou. Bom, agora somos.

Ainda estou dividido a respeito de Fiji, mas minhas primeiras impressões sobre o lugar não são positivas. Explico. Não gostamos de lugares muito turísticos, preferimos lugares com água bem clara e bom de pescaria, com muita vida nativa, e onde podemos nos envolver com os povos nativos, mas aqui, ainda não vi água limpa, é cheio de regras para se ir de um lugar para outro, sempre muita burocracia, e cheio de procedimentos apropriados para se fazer isso ou aquilo. Como nos vestimos para ir à uma aldeia, ou visitar o chefe local, levar kava (raiz que se usa para fazer um chá meio entorpecente que se toma com ele, assim podemos pedir sua permissão para mergulhar nos arredores. Muitas regras para meu gosto.

Não devemos ficar mais dias por aqui. Vamos logo partir para Vanuatu pois lá é o oposto de Fiji, muita natureza, poucas regras, água limpa, etc.

Enquanto estamos por aqui temos aproveitado o que eles tem para oferecer. Banhos de piscina de água salgada, voltas pela ilha, danças nativas a noite no hotel, e os churrascos todas as noites feito pelos cruzeiristas que por aqui passam. Ótima idéia! Cada um leva sua própria comida, e compramos a bebida do hotel. Eles preparam as churrasqueiras e nós cozinhamos nossa própria comida nelas, assim confraternizamos com os outros barcos por aqui ancorados. Aí vai uma idéia para os lugares de boas ancoragens no Brasil.

Em geral temos ficado com o Bob e a Bel do Bicho Vermelho, mas também vamos conhecendo outros cruzeiristas de vários lugares do mundo.