domingo, maio 23, 2010

Testando o Matajusi pelas aguas da Baia das Ilhas, NZ:

No sábado, saímos com o Matajusi para ajustar o pitch do hélice, acordar o dessalinisador, e testar o barco em geral, principalmente o novo enrolador Nautos (Apoio) com a nova vela que mandamos fazer. O conjunto enrolador/vela funcionaram perfeitamente, e a vela foi construída muito forte e muito bem.

Acabei tendo que fazer em uma velaria de Keri-Keri (Willis - NZ$1.400), uma cidade a uns vinte minutos de Opua, pois o relacionamento com o Charles da velaria WaiveSailsNZ complicou depois que ele entregou meu dog-house e logo na primeira tentativa de instalação, rasgou em dois lugares que ele havia recosturado, mas "esqueceu". Não esqueceu de cobrar pelo serviço (NZ$1.000) completamente desqualificado que ele fez no meu equipamento. A começar pelas costuras todas tortas, algumas dois centímetros fora da linha correta, seguindo pelos zipers do bimini costurados por cima, muitos perfurados pela agulha, além do completo desleixo na troca da proteção da valuma da mestra, onde ele costurou o cabo da bixa por dentro e agora não se pode ajustar a valuma, onde também deixou a nova proteção cobrindo parcialmente os ilhoses dos risos, sem qualquer acabamento, e para terminar, desmontou a trinqueta e não costurou o macarrão para ser usada no perfil novo instalado, além de ter tirado os ilhoses e não substituído por nada. Como ele é brasileiro e não tinha dinheiro nem para comprar papel higiênico, eu fiquei com pena e decidi tirar o serviço que já tinha dado para outros profissionais locais, e transferi para ele. E ele me paga com essa destruição do meu equipamento. Para completar, chamou a policia quando eu fui buscar meus equipamentos na sua loja e ele não estava. A porta estava aberta, meu material empilhado dentro da porta, e vários recados dele pelos outros brasileiros por aqui que eu podia ir buscar. Quando fui, ele chamou a policia dizendo que eu tinha invadido seu escritório! Vai entender! Por sorte, e menor complicação, o Sombra passava na frente da loja desse maluco e nos ouviu discutindo. Ele entrou e serviu de mediador. Ele pediu para o Charles cancelar a policia, e se encarregou de pegar meu material que ainda estava lá e devolver para mim. Mandei vários emails pedindo explicação e devolução de parte do dinheiro que eu tinha adiantado a ele, sem respostas. Só depois que já tinha dado meu equipamento para o Charles soube que ele faz essas maluquices com clientes e todos mais a sua volta. Ele não tem a menor capacidade de tocar aquela velaria, e onde deveria estar construindo relacionamentos, trabalhando com qualidade e preço competitivo, recebendo boas referencias, ele trabalha com advogados, ações, policia, e manda clientes para fora da sua loja. Como consolo, ninguém precisa ajudá-lo a se afundar completamente, ele sozinho já esta fazendo isso, e muito bem.

Bom, vela e enrolador testados e funcionando bem, pitch do hélice alterado para ter mais velocidade em menos RPM (travessias), dessalinisador acordado, com um pequeno vazamento logo corrigido, já de cara fazendo água com 250 PPM (máximo aceitável é 650 PPM), e consideramos o barco apto para nossa próxima travessia, as 1100 milhas até Lautoka, na ilha de Viti-Levu, em Fiji. Vamos fazer somente o lado Oeste de Fiji, pois o Leste tem muitos recifes desconhecidos e não plotados nas cartas, e chove demais.

Ontem tentei consertar a valvula Jabsco que controla para onde saem as aguas negras do banheiro de proa, pois estavam somente indo para a caixa de aguas negras interna, usada em marinas, mas não consegui trabalhar com as tubulaçoes usadas pelo estaleiro por estarem completamente rigidas. Notei que eles haviam posto a saida para fora indo para cima, fazendo a curva acima da linha dágua, e a da caixa saindo por baixo, indo direto para a caixa, resultando no meu diagnostioco do problema, que era mais facil os dejetos sairem para baixo, mesmo com a valvula fechada do que sairem para cima, pela curva. Hoje vou trocar toda a tubulação por uma que eu possa trabalhar. Literalmente, que M....! Hum...

ONDE ESTÃO OS BRASILEIROS?

Hugo e Gislayne do Beduina esta morando com família em Auckland, com Talita já na escola, e vendendo o Beduina.

Mario e Paula do Pajé, deixou o Paje a venda na NZ, e foi para o Caribe, onde esta tripulando um catamaran.

Bob e Bel do Bicho Vermelho, chegando hoje a Fiji, depois de sete dias de travessia, partindo de Opua.

Matias do Bravo, afundou o Bravo na chegada a Fiji no ano passado, e teve que refazer o barco por dentro em Fiji, partindo a semana passada para Vanuato, onde ja chegou.

Os Canelas, do Canela, estão com o barco fora da água aqui em Opua, fazendo manutenção. Depois vão para Fiji.

João Caçador do Zazoo, atracado no cais do nosso lado, preparando o barco para a travessia entre Nova Zelandia e Fiji.

Sombra do Guardian, esta com o barco em reforma aqui em Opua, desde que caiu do barco e quebrou o mastro, a caminho da NZ em 2008.

Flavio e Diogo do Ituska estão na Indonésia e foram os únicos que continuaram viagem durante o período dos ciclones no Pacifico.

Cristiano do Vagabond, capotou o barco em uma tempestade entre a Nova Zelandia e Australia, mas fora os danos, chegou a Brisbaine na Australia.

Marcelo e Mariana do Bicho Papão, sairam do Sarava e foram para a Australia, onde Marcelo já está trabalhando na construção de um hospital. O Bicho Papão está a venda.